quarta-feira, 31 de julho de 2013

Animação em Paços de Brandão no passado Domingo

In: Cusco de Esmoriz



«Apesar de não estar directamente relacionado com Esmoriz, decidi citar as ocorrências derivadas dum conjunto de iniciativas que animaram a vila de Paços de Brandão no passado dia 28 de Julho. Não fosse a originalidade aí repleta, decerto que não maçaria os meus fiéis leitores com mais um texto. Por isso, penso que este projecto exemplar deveria mesmo repetir-se na Cidade de Esmoriz, sobretudo nas épocas da Primavera e Verão.
 
Confesso que acompanhei de perto o trabalho dirigido pela Dra. Ângela Pinto (mentora do evento e residente em Ovar) e coordenado pelo Dr. Alberto Gonçalves (Responsável máximo do Gabinete de Formação do ISPAB e também morador na mesma cidade). Destaque ainda para os importantes apoios prestados por Cátia Ferreira (penso que é de Paços de Brandão) e de Maria João Cardoso (habitante de Esmoriz) que também integram esta secção formativa. Mas acima de tudo é necessário ressalvar o espírito colectivo e as ideias inovadoras que nortearam esta iniciativa, desenvolvida por uma incansável turma que frequentava o curso de Técnicas de Animação - Comunicação Verbal e Não-Verbal, procurando assim arrancar sorrisos nos mais jovens e também, em parte, nos idosos.
Obviamente que para assegurar a animação, foi necessário criar instrumentos, roupas, bonecas, flores, tambores, e demais objectos. Não julguem que houve dinheiro a financiar todo este projecto, já que se utilizou praticamente material reciclado ou que normalmente acabaria no contentor de lixo. Aproveitaram-se restos e, com originalidade, construíram-se coisas interessantes que mereceram uma opinião inequivocamente positiva dos visitantes. Por isso, antes de deitarem algumas coisas fora, é bom reflectir se as mesmas poderão ou não ser úteis no futuro. Reutilizar é também uma forma de proteger o meio-ambiente.
 
No dia do evento, e após um trabalho colectivo imenso (por uma questão de respeito, não irei individualizar todas as pessoas da turma que se envolveram ao máximo), encheram-se balões, fizeram-se pinturas faciais, houve alguns jogos tradicionais, dança, dramatização, distribuíram-se centenas de flores aos visitantes, tivemos música em sintonia com o já referenciado Grupo de Baladas Nostalgia (que já brilhou em Espinho e Ovar) e que um dia, nos confidenciaram a vontade de actuar também em Esmoriz. Ou seja, os mais jovens poderiam escolher uma das múltiplas actividades e seguramente, ficariam encantados da vida. Estimulou-se o convívio social, a importância da reciclagem, e acima de tudo, a motivação de quem assistia ao evento. 
Paços de Brandão encheu-se de animação, brilho e decoração! Um bem haja a todos os participantes.
Os direitos das fotos, apresentadas em seguida, pertencem ao Gabinete de Formação do ISPAB que terá demonstrado uma total satisfação pelos resultados atingidos no evento que fora acolhedor de centenas de pessoas.»

2 comentários:

  1. Eu estive lá no Domingo e o meu pequeno adorou! Gostei do espírito brandoense!

    ResponderEliminar
  2. BOM TRABALHO DE EQUIPA. PARABÉNS A TODOS SEM EXCEPÇÃO. :)

    ResponderEliminar