sexta-feira, 5 de julho de 2013

CDU - "Praia" Fluvial da Mámoa

Enviado por e-mail:



lançamento da campanha eleitoral do PSD e riscos para a saúde pública







O executivo PSD na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira parace aproveitar a presente vaga de calor para, não obstante a grande vantagem dos Feirenses que têm nas proximidades uma vasta escolha, lançar a sua própria praia.
Contudo, não satisfeito com a ideia, fomenta o lançamento de mais umas quantas pedras. A "praia" fluvial da Mámoa - Milheirós Poiares, cuja pré-abertura de época balnear ocorreu no dia 30 de Junho, consiste justamente nisso: um amontoado de paralelos de granito e terra arenosa, sem qualquer outra semelhança para além do nome com uma praia fluvial.
 Não pode a CDU deixar de denunciar tamanha negligência, estando em causa a Saúde Pública dos munícipes bem como todas as condições de segurança mínimas, desde falta de sinalética obrigatória, água contaminada com óxido de ferro, garrafas partidas, depósito de lixo nas margens do afluente a menos de vintre metros da zona de banhos e uma "praia" artificial que é em tudo igual a uma poça de águas paradas. O volume do caudal de água apresenta valores ridicula e manifestamente pequenos, não conseguindo, sequer, ser suficiente para ultrapassar o limiar dos diques aquando da nossa visita, ainda durante o mês de Maio e após dias de chuva, o que contribui para a estagnação das águas e para a existência de mosquitos, abundantes em toda a superfície do lago. A esta situação não será alheia a existência de uma saída de esgoto à vista de todos. A insalubridade das águas é imediatamente confirmada pela presença de espumas de cor acastanhada e amarela nas orlas da "praia", o que dá razão aos receios da CDU de estarmos perante o aparecimento de mais um perigo ambiental para quem ali se atrever a ir a banhos. A este risco potencial acresce a perda de toda a fauna e flora ali em redor, agora que boa parte daquela bacia se encontra cimentada e com os cursos de água artificialmente manipulados.
Trata-se simplesmente do lançamento de uma iniciativa eleitoralista para que os munícipes olhem para a pré-campanha que está a ser levada a cabo pelo PSD que tropeça em iniciativas de puro folclore.
A CDU apresentou o seu desagrado e preocupação no Conselho Municipal de Segurança, onde demonstrou perante todas as entidades com assento ali presentes e verteu em acta todos os perigos do antes, agora e do depois, após a visita de uma delegação ao local.
Trata-se de uma infraestrutura de condições altamente duvidosas, sem vigilância, e instalada junto a uma escola.
 Pergunta-se: quem construiu a praia artificial/fluvial não assume responsabilidades? Após o fim da concessão de Verão, quem assumirá as responsabilidades? A manutenção e prevenção do impacte ambiental? As análises à água obrigatórias?
Conforme a CDU tem vindo alertar, os receios quanto a praias fluviais sem as devidas condições de segurança comprovam-se fundamentados pelos factos ocorridos nos últimos dias de Junho/primeiros dias de Julho, com um alerta da Policia Marítima: Entre sexta-feira e domingo registaram-se quatro afogamentos no Douro. Apenas uma pessoa estava numa praia com vigilância. 
Diz o executivo Camarário de Santa Maria da Feira que está isento de responsabilidades se alguém se afogar numa praia não vigiada...E construída artificialmente? Quem assume responsabilidades? Está Emídio Sousa em condições de garantir a qualidade e salubridade da "praia" fluvial da Mámoa?
A CDU tem por obrigação para com a população feirense de denunciar este acto de propaganda irresponsável e inconsequente, e por todos os meios alertar para os riscos e perigos a ele associados.


Stª Mª da Feira, 4 de Julho de 2013

Comissão Coordenadora da CDU / Feira

Sem comentários:

Enviar um comentário