quarta-feira, 17 de julho de 2013

BE defende a criação de hortas comunitárias no concelho de Santa Maria da Feira

Enviado por e-mail:

BE defende a criação de hortas comunitárias



Atendendo as dificuldades crescentes que a sociedade hoje atravessa, com o agravamento das condições de vida impostas por políticas que asfixiam a economia, destroem empregos, empobrecendo invariavelmente os cidadãos e as famílias, o Bloco de Esquerda considera que as autarquias também compete tomar providências que atenuem as dificuldades de vida dos cidadãos e das famílias.

Sendo do conhecimento geral, que neste momento em Santa Maria da Feira um significativo número de pessoas que desejaria ter acesso a um pequeno lote de terreno onde pudesse fazer a sua própria horta e assim preencher algumas das suas necessidades alimentares. A possibilidade de algumas pessoas atingidas pelo desemprego, com seu poder de compra diminuído, produzirem alguns bens alimentares proporciona também uma possibilidade de poupança nos rendimentos das famílias que não deve ser desvalorizada ou desaproveitada pela Câmara Municipal.

O Bloco de Esquerda desde já se compromete a defender a criação de hortas comunitárias. As hortas serão destinadas à população em geral, tendo no entanto a primazia aos cidadãos mais carenciados.

A autarquia deve disponibilizar para este efeito terrenos, devidamente preparados para receber a sementeira e plantio de searas hortícolas, para consumo próprio dos cidadãos e das famílias que queiram fazer o cultivo de um pequeno lote a esse fim destinado.

As condições a reunir nestas pequenas explorações agrícolas urbanas, devem garantir o fornecimento de águas para regas e a construção de um pequeno armazém colectivo para guardar ferramentas, alfaias, sementes, fertilizantes e outros objectos e produtos necessários ao bom cultivo das hortas.

Para o BE, as hortas comunitárias fomentam práticas de consumo mais equilibradas, ampliam a biodiversidade, alicerçam a consciência da necessidade de um desenvolvimento sustentável e potenciando a convivência familiar e comunitária, contribuindo para uma melhor consciência ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário