segunda-feira, 23 de julho de 2012

As obras do arco da Igreja

Quando há uns tempos atrás, o nosso estimado pároco Lando verificou que na sua casa de Rio Meão, os pés não se lhe aqueciam, deduziu brilhantemente que isso se devia a ter uma casa fria demais!
Vai daí,  pôs-se a pensar...pensou...pensou...e ao fim de uns incríveis 30 segundos, decidiu que ia arranjar um sistema de aquecimento espectacular para os pés, sem ser umas meias de lã. Porém, primeiro tinha de deitar a casa toda a baixo, e aí sim, os seus pés abençoados ficariam quentinhos.
Aquilo que o nosso Lando não estaria bem à espera, é que a casa que habitava, que supostamente seria  pertença de Deus, logo sua, afinal não o era! Pertencia sim ao povo Riomionense, que há muitos anos, e com muito esforço a ergueu. E para deitar uma pedra abaixo que fosse,  tinha de se haver com a Junta da terra, coisa que nunca é muito do agrado de Deus. 
Por isto, e como vivemos tempos de crise, quem manda em Rio Meão,  não se deixou levar em cantigas, e lá lhe disseram, (e bem) : "Não há graveto!".
Sem deitar as mãos a cabeça, porque os pés lhe iam ficar frios no Inverno, lá se pôs uma vez mais Lando a pensar! Pensou...pensou e ao fim de 25 segundos (recorde mundial de "pensadura"), encontrou uma solução brilhante!
 "É pá, e se eu fizesse o aquece pés em Paços? Afinal aquilo lá, pertence a Deus! Além disso já ninguém se lembra que o terreno nunca foi da paróquia mas sim do povo! Há que aproveitar o trabalho bem feito do meu antecessor!".
Se bem o pensou melhor o fez! E sem deitar toda a casa ao chão, parece que já  instalou o sistema que lhe vai aquecer os pés de Inverno, e aproveitou ainda para fazer mais uns "arranjinhos" de ocasião. Coisa  pouca, uns trocos na ordem dos 80.000 aérius! 
Pois bem, o povo Brandoense não pode em si de contente, e regozija de felicidade ao saber que sua Santidade o Padre ó Lando vem de malas aviadas para a beira do arraial! Vai daí bateram incessantemente  portas em toda a freguesia com uns lencinhos em nome de nossos senhor Jesus, e Maria a sua mãe, para ir juntando migalhinha a migalhinha os aérius necessários para esta obra grandiosa, tão necessária para a população que vai a missa ao domingo!
Com este golpe de teatro que agora veio a nu, uma vez mais os Brandoenses conseguem passar a perna a "Malta" de Rio Meão! 
Agora só falta saber é se os de Lamas, não vão ser mais espertos que os de Paços, e como precisam urgentemente de padre, não irão aliciar o Lando com a casa paroquial novinha em folha equipada com aquecimento central! A ver vamos....

Nota: Qualquer semelhança com a realidade aqui transcrita...pode ser pura ficção!

10 comentários:

  1. E muito baixo ou mesmo sacanagem tanta preocupação em denegrir o Pastor que actualmente esta entre nós ,que eu saiba se ele sair da paroquia não vai levar a residencia com ele como tal obra feita permanece na terra so quem faz melhor terá o direito de criticar não me parece ser o caso ,que Deus vos perdoe

    ResponderEliminar
  2. meu caro anonimo das 11,40, do dia 24 /, não sei quem, lhe recomendou o sermão, pois, a sua opinião parece-me de todo, completamente fora do contexto, como deve saber, toda essa grandeza , que o Sr vê, e que ainda não acabou,(OBRAS), relacionadas com a paróquia de Paços de Brandão, deve-se na maioria, ao esforço à ,dedicação de todos os paroquianos, e por isso, antes de mais, e de tudo, não evoque o nome de (DEUS), de todo fica lhe mal, como catolico, que penso que é . o tempo quero, posso e mando já lá vai , felismente. ao pastor pelo que conheço , e pelo que já vi, parece-me que ainda não refletiu onde veio parar, porque senão já teria exercido a sua missão , com devoção e não por obrigação como é o caso. que saudades do Padre jULIÃO, esse sim era digno de todo o nosso respeito e a~dmiração , foi sempre para nós ,um grande exemplo , como nosso diretor espiritual.no fundo se uma determinada obra pode custar 1OO, porquê gastar 500 ou 1000, é nisto que o Sr deve refeltir e não se preocupar se ele vai embora ou não , haja padre ou não a verdadeira fé do catolico é inavalável. cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Dev-mos respeitar a memoria de quem já não se encontra entre nos e foi nosso Pastor durante tantos anos por isso não quero questionar o que de bom ou menos mal por ele foi praticado,como crente e assiduo na vida da Igreja não me parecer ser possivel comparar um paroco que até nós´ veio no longicuo 1961 os tempos são outros mas devo acrescentar que muitos anos á frente duma paroquia tem muitos riscos pelos vicios que se vao desenvolvendo.Sobre o Padre Julião so devo dizer Paz a sua Alma

    ResponderEliminar
  4. Eu para morar, tenho trabalhar e juntar dinheiro para comprar uma casa para morar... portanto, o padre penso deveria fazer o mesmo, pois penso que com o que ganham, não são tão «carenciados» para terem uma casa estatal...
    É triste ver o aproveitamento de dinheiros para construir casas... o Clero na sua história, teve sempre muito dinheiro, e ganho a custa de nada...basta ver os sapatos de ouro do Papa..

    A igreja deveria mostrar as suas contas publicamente, até la peca por falta de honestidade e transparência.

    Tenho Dito

    ResponderEliminar
  5. Para informaçao dos criadores destas calunias devo informar de que a diocese acaba de nomear novo paroco para a vila de Santa Maria de Lamas por isso poderão descansar o sr Padre Orlando irá continuar no nosso meio fazendo obra mat.e não só,en por favor digam quem são e não se escondam atrás de ,engenhos sejam eles quais forem,

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que a única calúnia era a ida do padre para lamas... ficamos muito mais esclarecidos Sr. Anónimo....Já agora, este anónimo aqui acha bizarro pedir para dar a cara se você se esconde.....mais valia estar caladinho!

    ResponderEliminar
  7. que pobresa esse dito anonimo do dia 26/7 as 22,46, demonstra ter, nao sabe que o poder da igreja , é fortíssimo, no nosso meio, quando é que haverá coragem para dizer ao Padre, que ele é um elemento a mais na nossa terra ? eu já lhe quis dizer isso pessoalmente , mas não me deixaram, na minha prepetiva ele é um padre pouco ou nada interessante , pouco ou nada apelativo para trabalhar com ele. é dono xde uma arrogancia atroz, pensa que os paroquianos são estúpidos , mas engana-se redondamente. anguro um futuro pouco dignificante sse permanecer muito tempo na nossa terra. a mim diz muito pouco como padre , enganou-se na sua atividade.

    ResponderEliminar
  8. caros Paroquianos Brandoenses alguem me sabe dizer o porquê das missas semanais em Paços , cada vez ter menos fieis a assistir à mesma ?. tirem as devidas elações, será a igreja ? não é quase nova (quem dera a muitos)então parece-me que o padre nao é compativel com a terra e muito menos com as suas responsabilidades saserdotais, basta , chega , de propotencia ou ele (Padre) julga-se um iluminado de sabedoria, e pensa que os brandoenses são uma cambada de parolos , cuidado , porque nao é assim, é melhor lembra-lo que tudo o que ele hoje usufruo na paroquia de Paços de Brandão , deve-se a muita gente anonima e não só , que queriam fazer muito mais, pela paroquia mas ele rei e senhora impediu, mas é por pouco tempo , pode ter a certeza. e fico -me por aqui . nao estranhem eventuais caras feias que ele vai fazendo na igreja ( MISSA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so deve falar quem sabe vou com regularidade a Missa e nãoé verdade o que atraz vem dito porque as eucaristias quando la vou tem sempre muita gente e isso é bem notorio pelo tempo que demora a distrsbuição da Comunhão . Por favor náo inventem o tiro sai-lhes sempre pelo culatra

      Eliminar