segunda-feira, 23 de julho de 2012

José Hermano Saraiva 3 de Outubro de 1919 — 20 de Julho de 2012

José Hermano Saraiva 
1919 — 2012




José Hermano Saraiva, foi para muitos uma referência nacional na divulgação da História, das tradições e das gentes que fazem este nosso Portugal. Foi através de muitos vários programas de televisão da sua autoria, que conquistou reconhecimento pelos seus méritos e qualidades de comunicador.
Apesar de muito falar de História, nunca foi um investigador, e naturalmente nunca foi historiador, apesar de lhe apontarem muitas vezes este atributo. No entanto, nos meios académicos de investigação, era muitas vezes alvo de criticas, pois nem sempre se mostrou rigoroso naquilo que dizia nos seus programas, o que lhe valeu muitas vezes a alcunha de "Contador de Estórias". 
Apesar de possuir um passado pouco abonatório, sobretudo quando integrou o Governo do Estado Novo, e quando mandou reprimir as revoltas dos estudantes de Coimbra em 1969. O Engenho não quis deixar de prestar aqui uma homenagem a este senhor, pelo simples facto de ter num dos seus programas falado do Museu de papel de terras de Santa Maria e da sua história,  que por se situar em Paços de Brandão, elevou um pouco mais o nome da nossa terra.

1 comentário:

  1. Portugal perdeu um ícone da cultura nacional. José Hermano Saraiva faleceu na passada Sexta Feira, com a bonita idade de 93 anos resultado de doença prolongada. É de lamentar, porque foi das poucas personalidades que divulgou Portugal na vertente histórica, na cultural, popular, sobre as localidades nacionais e muito mais. Deixou um legado precioso e tão cedo não haverá ninguém para o substituir.

    Ficou conhecido como um grande Comunicador, a partir dos programas bastante interessantes que realizou na RTP, notabilizando-se nas quatro últimas décadas. A sua presença marcou muitas gerações

    Felizmente, foi um Português cujo valor foi reconhecido a nível nacional. Este ano no 10 de Junho, foi condecorado pelo Presidente da República com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. .Henrique, que foi recebido pelo seu filho.

    Em 2010, a Academia Portuguesa de História distinguiu-o com um “grande divulgador” da História de Portugal e elegeu-o Académico de Mérito. Também recebeu muitos outros títulos honoríficos ao longo na sua vida tanto em Portugal como no Brasil .

    Pelo vasto e longo historial de José Hermano Saraiva, muito mais se poderia dizer. Este texto é apenas uma singela homenagem, da minha parte, a uma personalidade que contribuiu tanto para divulgar o seu país e acima de tudo Ter Orgulho de Ser Português.


    Mary Rosas
    29.07.12

    ResponderEliminar