terça-feira, 31 de julho de 2012

Presidente da Junta de Oleiros - "O Pescador"

Consta uma lenda, que há muitos muitos anos, no lugar da Lapa em São Paio de Oleiros, encontraram uma lapa, que como todos sabem é um animal que existe no mar. Pois bem, por estes dias, em pleno arraial da Vila Oleirense, o nosso estimado vizinho, (da cor do nosso não menos estimado Mino) "Davidinho Piscador" decidiu dedicar-se à pesca! Numa tentativa (talvez) de reinventar alguma lenda que era desconhecida do povo de Oleiros, talvez "Qui ça"  pesca com um pau no chafariz!
Poderia parecer anedota, e se calhar até o pretende ser, mas o que é triste nesta graçola, é que este Senhor Presidente de Junta nosso vizinho, se revelou um despudorado e insensível violentador de pobres animais, indefesos que eram os peixes residentes num pequeno lago existente junto do largo da Igreja há décadas.
A vontade de acabar com o pequeno lago ornamental foi de tal ordem, que  não teve o menor pojo em despejar pela latrina (diga-se: esgoto) toda a flora e fauna existentes no referido ornamento aquático, num total e completo desrespeito e desprezo pelos coitados dos animais.
Não lhe teria ficado mal, recolher os bichos e os ter entregue a particulares, lojas de animais, ou mesmo alguma associação de animais, que certamente saberiam lidar com isto. O que parece ser completamente insano e inadmissível foram os populares que encontraram dezenas e dezenas de peixes a sufocar no esgoto.
Fica por isso aqui patente um triste registo do que são os nossos autarcas locais....

27 comentários:

  1. quem o elegeu a ele e ao mino que tire as devidas ilações, é penante ve-los a administrar, os intereses publicos, lá mais acima até se riem., e dizem estes , e destes que nos precisamos para, reinar-mos a nosso belo prazer. que pobresa de espirito são estes abutres , que se aproveitam da honestidade e simplicidade , du m povo que foi sempre mal tratado. o vosso tempo está acabar , podem ter a certeza

    ResponderEliminar
  2. Muito me choca ler sobre o atentado ambiental que a minha terra natal sucedeu. Não obstante, apesar de estar a ser consumida por um sentimento de estupefacção, não estou totalmente surpreendida, uma vez que esta actuação vândala e inconsequente é realmente um reflexo do "melhor" (com aspas ou sem) que os nossos autarcas locais sabem fazer.
    Eu, enquanto Oleirense sinto-me envergonhada com tal acto. No entanto, não me revejo neste crime! Sou Oleirense de gema, e mais que isso, sei ser e sei estar de forma cívica e condigna e de cabeça levantada em e na sociedade! E disso posso bem orgulhar-me!
    Falar-se disto em terras vizinhas, é algo de muito embaraçoso e grave! Era bem mais prazeroso para os Oleirenses que se falasse bem de São Paio de Oleiros! Porte-mo-nos bem e amemos nossa terra acima de tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um responde pelos crimes que comete!!!porque haveria eu sentir-me envergonhada por um ato despresivel só porque sou Oleirense?!!!!pelo amor de Deus minha gente!!!e já agora...estes atos "vergonhosos" serão propriedade absoluta dos Oleirenses?...era bom que assim fosse!
      As comunidades vizinhas devem ser extremamente corretas e zelosas. Bem hajam

      Eliminar
  3. É Pá!! A ser verdade estamos perante um assassinato ambiental muito grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hitler ao lado do Presidente David Rodrigues é um menino!

      Eliminar
  4. Eu conheço uma pessoa que calcou 3 caracois e pelo menos uma dezena de formigas.
    Sei ainda de outra que tinha uma borboleta dentro de casa e não a deixou sair.

    Devia ser julgadas por crimes contra a humanidade.

    PS: Quem arranca flores para colocar no cemitério devia ser punido porque está a cortar algo que vive...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhece? Então denuncie! Mas ao que me parece, está meio irónico... Tenha vergonha!
      Quem escreveu neste blogue e denunciou o sucedido nada mais fez que trazer a lume e a público um acto inconsequente e bárbaro!
      Bem haja quem trás a público estas e outras situações!
      Parabéns rasgados a quem detém a autoria deste blogue!!!!

      Eliminar
  5. deixemos de ser demagogos , que é que tem haver o cu com as calças ?a erva tambem nasce e vive e depois é o meio de subsistencia do reino animal e não só .

    ResponderEliminar
  6. coitados dos peixes la foram ,quem os defendem devem ser os mesmos que aplaudem o aborto livre e pago com os nossos impostos para certas mentaslidades um bebe so o é quando sai da barriga da mãe é muito triete mas é o mundo que temos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sinais de pontuação meu caro? Não? Que frase tão sem nexo... arma-se em José Saramago? Dava muito certamente! Leia bem o que escreveu! Consegue afirmar algo e logo de seguida contradizer-se! É obra!!!!
      Que tem a DESPENALIZAÇÃO do Aborto a ver com este caso ambiental? Triste e vaga "mentalidade" tem você; mas eu explico-lhe: aquando do referendo sobre a Despenalização do Aborto, a questão era mesmo essa. Será que a frase anterior o esclareceu? Não creio... Vá a correr para a missinha bater com a mão no peito! Mas saiba ser gente das portas da igreja para fora também! Se calhar vive dos impostos dos outros, mas pronto... parafraseando-o, "é triete mas é o mundo que temos"
      Li num comentário atrás que estão de parabéns os autores deste blogue. Eu assino em baixo!
      A função é mostrar-se o que está de errado dentro da opinião de cada um. Você a única "opinião" que mostrou foi sim a "opinião" de um ser acéfalo! E note-se que até os fetos têm cérebro!

      Eliminar
  7. Tanta gente educada...Grande S.Paio de Oleiros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E em Paços de Brandão? É tudo gente bem educada? Pois sim..... em todas as terras há todo o tipo de pessoas; pelo seu comentário percebe-se bem a sua espécie... de "linhagem"!
      Educação tem ZERO!!!!!!!
      Este caso aconteceu em São Paio de Oleiros. Mas em Paços de Brandão também há situações erradas! E não são POUCAS!

      Eliminar
    2. Amigo...sou de S.Paio de Oleiros...
      E a sua resposta foi um pouco mal dada. Mas valeu...

      Eliminar
    3. Meu caro conterrâneo; terá que concordar que quem le o seu lacónico comentário fica com uma certa alusão a ironia... Estou no meu direito de não concordar com o que foi feito por esta Junta, na qual eu não me revejo minimamente! Nem me identifico tão pouco... Já agora, podia esclarecer melhor qual o seu ponto de vista e posição...

      Eliminar
    4. Sem problema algum, transfiro a minha posição, referida no post do dia 6 de Agosto deste mesmo blog em relação ao mesmo caso...

      "Muito bem, sendo assim apoio sempre este tipo de iniciativas!
      O que aliás é de louvar a atenção, ainda para mais tendo sido feito por um vizinho conterrâneo das terras de SMF.
      Mas deixo só o apontamento para futuros comentários de cidadãos de SPO, que ao invés de apenas praticarem a crítica virtual, que demonstrem o seu desagrado e comuniquem directamente às entidades responsáveis! Que sejam pró-activos para que de futuro estes e outros casos de indignação, ao existirem sejam analisados e futuros factores decisivos nas próximas eleições!
      Embora compreenda a revolta, a minha falta de solidariedade com esta situação não me impele a escrever semelhante carta, mas quando algo que me indigne surja serei o primeiro a fazê-lo!
      Melhores cumprimentos e uma boa continuação do blog!"

      Eliminar
  8. caro anonimo de 4 de Agosto se os fetos tem cerebro por que permite a sua morte tendo a lei a dar-lhe cobertura,legal e economica por favor tenham mais cuidado, por não é critico quem quer, podem ser malcriados mas isso não e critica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malcriados? Querido! Esclareça-se! E vá tecer comentários sobre o aborto quando estes forem feitos. Foi você que falou em aborto, e então foi esclarecido (ou pelo menos esforcei-me para o fazer entender, mas foi COMPLETAMENTE EM VÃO) que a temática não era essa!
      A denúncia aqui realizada foi de um ato contra o ambiente! Não sobre o aborto! Por amor da santa...
      Bata com a cabeça na parede!

      Eliminar
  9. ficou lindo este chafariz com uma bela lamparina no meio bem aja kkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  10. As criticas tecidas ao novo presidente da junta, eleito pela maioria do povo de s. Pio de Oleiros não tem qualquer nexo, uma vez que foi retirado do parque Nossa Senhora da Saúde um outro chafariz com peixes, sendo apontado como um atentado à saúde e segurança pública devido a cheiros e quedas do mesmo, não vejo qualquer inconveniente que o atual presidente tenha aproveitado o espaço do chafariz do largo da igreja para embelezar o espaço.

    Devo frisar que não sou apoiante do PSD, mas de qualquer forma tenho que reconhecer que foi um bom trabalho da parte da junta de freguesia, aliás fizeram mais em dois anos do que todos os outros.

    Melhores cumprimentos para todos.

    O organizador do blog deveria colocar uma fotografia do espaço aproveitado e não só ridicularizar a figura do presidente.

    ResponderEliminar
  11. O atual presidente, eleito pela maioria do povo de S.Paio de Oleiros, está a ser ridicularizado por ter melhorado e embelezado um espaço que estava num estado de degradação enorme.

    Foi, numa antiga presidencia, retirado do parque Nossa Senhora Da Saúde um chafariz igual, por ser considerado um atentado à saúde pública, devido aos maus cheiros, ato que não ouvi ser criticado por ninguém, agora, o presidente decidiu embelezar o espaço sem o banir e já é criticado.

    É ainda de frisar que a junta atual não só melhorou este espaço, como o parque infantil, o campo de futebol, a escola....

    Devo dizer que não sou apoiante do PSD, mas tenho que admitir que o presidente faz um otimo trabalho.

    O criador do blogue, deveria não só ridicularizar a imagem de uma pessoa, mas também colocar uma fotografia do novo espaço para podermos ver se os comentários seriam iguais ou idênticos.

    Melhores cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, ou não entendeu ou não quer entender a ideia do post, não é a obra do jardim em vez de um lago que está em causa, isso era redutor e ridículo ser abordado neste blog. Se ler com atenção este e um outro post sobre a mesma temática, verificará que o que realmente causa indignação, e sim, merece repúdio e condenação, é a atitude tomada pelos responsáveis pela obra, a Junta e o seu responsável máximo o Presidente. Que num acto a todos os níveis repugnante numa sociedade civilizada, despejou centenas da peixes directamente no esgoto. Se a si não lhe causa incómodo, é consigo, e como tal numa sociedade democrata como a nossa ainda é, comportamentos destes são censuráveis e condenáveis...sobretudo se é resultante de um dirigente autárquico.

      Eliminar
    2. Pois fique então sabendo que estas obras de que falou bem, como melhorar o parque infantil, de futebol, e tudo mis que referiu, já eram obras contempladas da Junta anterior!!!!!!!!
      O que foi posto em causa não foi a estética do "lago-jardim" mas sim o despejar de centenas de peixes diretamente no esgoto! Se se sente feliz com tal acto, ou se lhe passa ao lado este atentado... pois bem, penso que isso diz tudo sobre si, e nesse caso a suas "opiniões" terão o valor que se lhes der............

      SERÁ QUE FINALMENTE ALGUÉM QUE CRITICA O POST NO BLOG PERCEBEU QUAL O PROPÓSITO????????

      Eliminar
    3. ainda vamos asistir ao desbravar da relva ao lado do bar, ainda vamos ver silvas pois tb lá existia um lago, que bem ficaria, paços de brandâo esta anos luz acima de s.paio de olairos que vergonha a cmara é a mesma ou será que nao?

      Eliminar
    4. Acho que o senhor Sousa está a exagerar um pouco ao afirmar que Paços de Brandão está a anos luz acima de São Paio de Oleiros. Não tinha lido ainda nenhum comentário a denegrir Paços de Brandão. Nem sequer estão em causa "rivalidades" patetas entre vilas vizinhas! Acho muito bem que defenda a sua terra, mas não precisa de falar mal das terras vizinhas. Sou uma mulher Oleirense (nascida e criada) e amo a minha terra. E fique sabendo que tenho grandes amigos em Paços de Brandão. O meu melhor amigo (infelizmente já falecido) era Brandoense. Tenho o maior respeito pelos brandoenses! Sabe, todos nós antes de ser-mos oleirenses, brandoenses, jardineiros, operários, presidentes de câmara, professores, cantoneiros... somos PESSOAS! Respeitemo-nos como tal!
      Um abraço sincero de uma Oleirense caro Brandoense!

      Eliminar
    5. Acho que nao entendeu bem o que foi escrito,apenas disse que paços de brandâo está acima de s.paio de oleiros e nao que s.paio de oleiros,era melhor que paços de brandâo, saiba interpertar as palavras pf

      Eliminar
    6. A sério que disse que Paços de Brandão estava acima de São Paio de Oleiros? Ah... não me tinha apercebido........ Não substime a minha inteligência! Por acaso eu li bem. Eu sei ler curiosamente! Mas o caro amigo leu bem o que eu escrevi? Em vez de estar a medir ... qualidades e atributos e a comparar freguesias, saiba o "senhor" interpretar as palavras. Poupe-nos de comentários bacocos....
      Paços de Brandão pode estar acima de São Paio de Oleiros em certos aspetos, mas concerteza que em muitos outros não. E o contrário também acontece. E qual é o seu problema quanto a isso? Comigo é tranquilo, vivo bem com isso!
      Quer que lhe diga uma coisa? Eu Oleirense, é que enviei a informação deste ato insconsciente do meu presidente de Junta e seus pares, para ser publicada neste blog; "E esta hein"? Creio que isto denota que enquanto CIDADÃ estive bem acima da minha condição de oleirense. Apenas denunciei algo que foi mal feito e que me revoltou; tal como se algo acontecer de errado na sua terra deve insurgir-se contra e mostrar o seu desagrado. Difícil de entender? Em certas cabeças muito provavelmente!
      Não se trata aqui de ser-mos oleirenses ou brandoenses, ou estarmos acima ou abaixo uns dos outros criatura de Deus ("criatura" entenda-se: pessoa)! Que mentalidade curta...Paços não vai longe se toda uma população pensar como o senhor; felizmente para vocês nem todos pensam assim!
      Por amor da santa! Onde é que leu alguém falar mal de Paços de Brandão meu caro, para se pôr a defender a sua terra? E isso vem ao caso onde, quando e como neste caso em particular? Reforço que DEVE defender a sua terra, mas não tem necessidade alguma em atacar as outras... Em Paços de Brandão não há impropérios, nem prevaricações de indule alguma? Pois sim... Isso é conversa para boi dormir...
      Há muita gente a sofrer do síndrome da avestruz...

      Cumprimentos

      Eliminar