quinta-feira, 5 de julho de 2012

C.D. Paços de Brandão - FORMAÇÃO NOS CLUBES PEQUENOS Á BEIRA DO ABISMO

Enviado por e-mail:




Com a entrada em vigor da nova lei das transferências  dos atletas amadores, estes vão poder mudar de clube até à idade de sénior sem que os clubes de formação, recebam qualquer taxa sobre a sua transferência. 

Só quando algum atleta assine como profissional por outro clube, é que aí os clubes de formação vão poder reclamar e receber uma compensação, mediante os anos que o atleta esteve ao seu serviço.

Na minha opinião pessoal esta lei só vai facilitar ainda mais a vida aos grandes clubes. Já não bastava a livre transferência até aos catorze anos, onde os clubes “pescadores” os levavam desde os sete anos de borla, para agora escolherem o que lhes interessa e sem qualquer contrapartida, para os clubes formadores.

Por norma os atletas nos clubes de formação pagam uma quota, mas esse valor é para o clube cobrir várias despesas (luz, água, gaz, seguro, inscrição, taxas jogo, arbitragens, massagistas, treinador, e outras despesas), o que muitas vezes não chega.
Câmara Municipal retira os apoios do PAAC, o que dificulta ainda mais a vida nos clubes.
Jogadores portugueses com a vida mais complicada. Os clubes de formação só vão receber   uma comparticipação dos atletas que foram passando pela sua formação, quando o atleta assinar um contrato de profissional com outro clube. No entanto, esse clube antes vai olhar de cima para baixo, quanto é que vai ter de compensar os clubes por onde esse atleta passou dos doze aos vinte e três anos (existe uma tabela no comunicado oficial nº 1 da Federação Portuguesa de Futebol). E aí vai verificar que é melhor trazer um brasileiro, argentino, etc. vai ficar mais em conta. Não esquecer que só uma margem muito mínima (1 a 2%) é que chegam a profissionais.

Problemas, atrás de problemas. Os clubes planeiam uma época com todos os seus custos, e prováveis receitas, chega-se a Dezembro, por diversos motivos vários atletas deixam de pagar a sua mensalidade, e não aparecem mais. Eles sabem que no início da próxima época podem assinar por outro clube à vontade, como se pode controlar isto? 

Menos praticantes. Não tenham  dúvidas que os clubes pequenos fechando as portas à formação, muitos atletas vão deixar de praticar desporto. Os grandes não vão ficar com tudo, os bons  e os menos bons, e não estão com o trabalho de formar os atletas que só jogam para praticar o desporto.


Armandino Silva   (964 820 703)  Departamento Formação

Sem comentários:

Enviar um comentário