sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Procedimento para pedir isenção de portagens SCUT nos CTT e Via Verde

Uma informação útil a muitos Brandoenses, dos quais o Engenho não se exclui, é aquela que explica o procedimento necessário para se obter as isenções de pagamento de portagens a que têm direito. De acordo com aquilo que é disponibilizado no site dos CTT e no site da Via Verde, é aparentemente simples o procedimento. Ora façam favor os interessados de ler:

Estações dos CTT:
Para efeito de entrega do pedido de isenções e descontos os clientes ao deslocarem-se a uma Estação de Correio, devem apresentar, para efeitos de confirmação da morada de registo do veículo, o seguinte:
* Título de Registo de Propriedade ou do Certificado de Matrícula (DUA);
* No caso de se tratar de veículo registado em nome de empresa de locação financeira ou operacional, Declaração da entidade confirmando o nome e morada do locatário do veículo.
As isenções e descontos apenas podem ser usufruídos por utentes que adquiram um dispositivo que permita efectuar a associação inequívoca à matrícula do seu veículo, dada ser esta a única forma de assegurar que tal benefício é de facto concedido àquele veículo e não a outro. No caso particular dos CTT, deverá aderir, numa Estação de Correio, a um pré-pago com identificação do proprietário do veículo, realizando a respectiva associação à matrícula, levando consigo os seguintes documentos (originais e cópias):
* Documentos de Identificação do Titular do Pré Pago (Bilhete de identidade ou documento que o substitua nos termos da lei portuguesa ou passaporte ou autorização de residência em território nacional)
* Comprovativo de Morada (carta de condução, DUA, factura de gás, água ou electricidade)
* Comprovativo da situação profissional (cartão profissional, recibo de vencimento ou qualquer outro documento comprovativo).
* Documento Único Automóvel (DUA) ou Livrete e Registo de propriedade do Veículo
* Cartão de Contribuinte

Lojas da Via-Verde:
Habilitação às isenções e descontos (discriminação positiva) nas novas auto-estradas com portagem já é tratada no Via Verde On-line e nas Lojas Via Verde.
A Via Verde Portugal informa os seus clientes que já é possível a partir de hoje, 11 de Outubro, requerer a habilitação aos descontos e isenções de portagens nas novas auto-estradas com portagem, previstos na legislação em vigor.
Os clientes da Via Verde que preencham os requisitos legais para beneficiar daquele regime especial, deverão apresentar, nas Lojas Via Verde, o Documento Único Automóvel (ou o Título de Registo de Propriedade) do respectivo veículo, bem como um comprovativo do respectivo contrato com a Via Verde.
A habilitação aos descontos e isenções está, também, acessível aos clientes da Via Verde, através do site www.viaverde.pt, sendo necessário realizar a prova presencial da documentação requerida nos 60 dias posteriores à solicitação dos benefícios.
A Via Verde Portugal recorda que todos os identificadores Via Verde servem para pagamento em todas as auto-estradas com portagem, incluindo as SCUT, que passam a ser a partir do próximo dia 15 de Outubro.
A Linha de Apoio ao Cliente da Via Verde (707 500 900) está à disposição dos clientes, para prestar as informações e os esclarecimentos que considerem necessários.

6 comentários:

  1. ola cria saver como posso pedir a scut porque eu ligo para o numero que esta en cima e nao da porque eu estou no estrangeiro nao consigo ligar . alguem me pode diser alguma coisa

    obrigada

    ResponderEliminar
  2. ola cria saver o numero para comprar a scut se alguem me pode diser ?

    obrigada

    ResponderEliminar
  3. Ola Catarina,
    como ninguem ainda te respondeu, aqui vai alguma informação.
    O que precisas de ter é um equipamento electronico (identificador da ViaVerde) que permite circular nas SCUTS (a pagar, claro, porque sem pagar pode-se lá andar) e se obtem em Portugal nas lojas ViaVerde, Lojas do cidadão e nos Correios, e não sei se existem mais.
    Mas se por acaso pretende adquirir apenas como visitante (Visitor) deixo aqui o link :
    http://www.viaverde.pt/Website/Section.jsf?TopFolderPath=\Root\Contents\Website\ProdutosServicos&SelectedSubFolderId=132

    ResponderEliminar
  4. podes comprar a scut, telefonando directamente para o pedro passos coelho ou para o álvaro santos pereira.Páginas amarelas - gabinete do primeiro-ministro ou do ministro da economia

    ResponderEliminar
  5. boas gostava de saber como faço na pagina da via verde para pedir a isençao prk nao consigo encontrar na pagina ..obrigado

    ResponderEliminar
  6. Quando terminar o prazo dos 60 dias a via verde disponibiliza a pagina da isenção.

    ResponderEliminar