domingo, 31 de outubro de 2010

Mega fogueira na entrada de Paços de Brandão

Na passada sexta-feira, não passou indiferente a quem se dirigisse pela rua que dá entrada a Paços de Brandão, junto da Quinta do Engenho Novo, a mega-fogueira que por lá ardia. Para os que não se aperceberam, aquilo é propriedade da nossa Junta de Freguesia que, pelos vistos, aproveitou o dia chuvoso que se fazia sentir, para se livrar de um modo simples dos restos da "poda" que foi feita, para o aterro que pretende dar forma a uma alameda naquela zona.
Este é mais um triste exemplo das preocupações ecológicas que este executivo autárquico revela ter. Mais que a eventual licença para a queimada, que sinceramente duvidamos aqui no Engenho que tenha sido pedida junto da Câmara Municipal. Aquilo que aqui possa estar colocado em causa, seria a alternativa mais amiga do ambiente que aquela que acabou por ser adoptada.
Além dos perigos de incêndio que podem sempre constituir queimar aquela quantidade de material, existe o factor de gases de efeito estufa, e ainda uma eventual poluição das águas do ribeiro ali perto, que podem constituir de algum modo riscos ecológicos. O que realmente é estranho, é que podiam usar este material para compostagem, ou então, entregar os mesmos a uma empresa que lhes desse um fim mais útil, que uma fogueira gigantesca que mais parecia anunciar algum mega-magusto que ficou sem castanhas!
As fotos que foram enviadas para o Engenho foram tiradas na manhã de sábado e, pelos vistos, ainda lá havia muito para arder. Sinceramente este é mais um triste exemplo que nos chega de cima na hora de pensar no Ambiente. Depois ainda ficamos admirados com aquilo que se faz nos eco-pontos...

2 comentários:

  1. É Pá! Podiam aproveitar essa mega fogueira para queimar o lixo amontoado no ecoponto da Urbanização das Ameixoeiras...assim era 2 em 1.
    É uma vergonha o que se passa em Paços a nivel do AMBIENTE.

    ResponderEliminar
  2. So a uma resposta a questão do ambiente, falta de civismo do povo uma camada de porcos enfim a culpa e da Junta aprender a ver as coisas como elas tem que ser

    ResponderEliminar