quinta-feira, 24 de abril de 2014

CDU presente em Santa Maria da Feira

Enviado por e-mail:







Miguel Viegas, candidato da CDU ao Parlamento Europeu e Paula Baptista, deputada do PCP na AR, acompanhados de diversos activistas, estiveram hoje de visita ao concelho de Santa Maria da Feira para tomar conhecimento de um conjunto de problemas que afectam a qualidade de vida daquela população.

A primeira questão abordada foi a da empresa LUNIK, do sector do calçado, que ameaça neste momento várias dezenas de trabalhadores com um despedimento colectivo. Perante este cenário, que contrasta com o discurso do governo que pretende convencer os portuguesas de que a crise acabou, a deputada Paula Baptista promete desde já confrontar o governo com esta questão.

Num ronda por diversas freguesias, a comitiva da CDU abordou igualmente a questão das pedreiras abandonadas sem que tenham sido seladas conforme está previsto na lei. Desta forma, quer a pedreira de Airas em S. João de Ver, seja a pedreira da Pena em pleno centro de Santa Maria da Feira, representam dois exemplos desta situação escandalosa que se arrastam há anos apesar das várias diligências da CDU. Para além do perigo que representam, com em casos já ocorridos de afogamento, as mesmas levantam problemas de saúde pública que decorrem do facto de ninguém saber ao certo o que está depositado no fundo da água. A situação da pedreira da Pena é ainda mais escandalosa pelo facto de se encontrar em pleno centro urbano, perto de escolas, grandes superfícies e outros equipamentos desportivos e culturais. Foram ainda descritos casos de leptospirose associados à existência de populações de ratos que encontram ali condições óptimas de desenvolvimento. Para denunciar esta situação, a CDU comprometeu-se a trabalhar num projecto de resolução que aborde esta questão de forma global e exige um processo de requalificação de todas as pedreiras abandonadas e acabe com este cancro que prejudica a qualidade de vidas das populações.

Ainda durante a tarde, os activistas da CDU visitaram a ETAR de Remolha cujo funcionamento está na origem de várias queixas dos habitantes que denunciam maus cheiros e lançamento de efluentes não tratados nas vias de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário