segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Javali avistado junto da Quinta do Engenho Novo

Foto: Francisco Aragão (tratamento imagem Engenho No Papel)

Foto: Francisco Aragão (tratamento imagem Engenho No Papel)
No grupo de Facebook "Os Brandoeses", Francisco Aragão partilhou uma foto que apesar de pouco nítida, mostra o vulto daquilo que parece ser um Javali a alimentar-se perto das ruínas da fábrica de papel da Quinta do Engenho Novo.
A confirmar-se a presença do animal por aqueles lados, é recomendável cuidado para as pessoas que residam perto, uma vez que este é selvagem e pode atacar as pessoas se se sentir ameaçado.
Por outro lado, não deixa de ser estranho este vislumbre por terras Brandoenses, que se conheça não existem registos de um animal destes passear por cá nos anos mais recentes. Isto leva a uma interrogação:
Será que o desbaste paulatino da floresta, inclusive a da Quinta do Engenho, que se vem operando ao longo destes últimos anos não está a reduzir o território do animal e este não se consegue esconder nem encontrar comida longe dos olhares indiscretos?

Seja qual for a razão, deveria deixar a pensar todos aqueles cuja ideia de desbaste de árvores não constitui qualquer problema. Pois na verdade e em última análise, estão a alterar a Natureza e a consequência disso é bem visível: Cheias onde nunca existiram, derrocadas de terra inexplicáveis e agora, animais onde nunca foram vistos... Cada vez Paços de Brandão parece um Entroncamento!

1 comentário: