quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Padre Orlando vai embora de Paços de Brandão???

Nestes dias mais tempestuosos de Outono, sopraram uns ventos mais agrestes pelos lados do Arraial, e que diziam que sua Reverência o nosso estimadíssimo Pároco Lando, estava com os dias contados na  paróquia Brandoense!
Parece que a diocese do Porto (que é quem manda aqui no que respeita a Igreja), vai nomear novos párocos para algumas freguesias do concelho da Feira, e tudo aponta para que Paços de Brandão, ao par de Lamas e Oleiros, que padecem do mesmo problema, falta de padre, irão finalmente receber um novinho em folha no ano que se avizinha! 
Só não sabemos é se o nosso estimado Lando vai gostar da ideia, logo agora que tinha um aquecimento instalado na sua casinha recém reformulada à pala dos Brandoenses... Como diz o adágio: " A ração não é para quem a talha...mas sim para quem a come..."

15 comentários:

  1. Sinceramente, não consigo parar de rir com estas montagens fotográficas!!!!! Hilariantes!!!!!
    Quanto à questão dos padres... bem, na verdade tanto dinheiro gasto na casa e agora... receberá outro inquilino. Que seja pelo menos mais poupado que este, é o que desejo aos meus caros vizinhos brandoenses!

    ResponderEliminar
  2. SANTA ESTUPIDEZ

    1º Só deu dinheiro para as obras quem quis
    2º A casa é para o pároco da freguesia, seja ele quem for
    3º Venha o padre que vier, paraalguns Brandoensesos ESTÚPIDOS e ATRASADOS qualquer padre que venha tem defeitos
    4º QUE VERGONHA

    E para terminar quem não tem que fazer para além de ser má língua que se deite a dormir

    ResponderEliminar
  3. Eu e a minha família, no inverno, não temos outro remédio senão usar cobertores para nos aquecermos. Se ele tem frio, que se agasalhe. Que não ande a pedir dinheiro aos paroquianos, que recebem um terço do ordenado dele, só para poder transformar a casa numa sauna.

    ResponderEliminar
  4. A comissão fabriqueira resolveu e muito bem renovar, restaurar e modernizar a casa. Muito bem. Nunca ouvi o padre a pedir. Provávelmente só ouviu este pedido quem não frequenta a igreja, quem não faz nada pela freguesia e tal como um anónomo disse os más línguas de Paços de Brandão que estão sempre no contra.

    ResponderEliminar
  5. Nós os "anónomos" (subespécie anti-cristã / satânica)temos a dizer em abono da verdade, que o dinheirinho que foi gasto, está a ser gasto, e ainda será gasto, não irá de modo algum ser pago pelos Brandoenses, apenas alguns otários é que quando visitados e/ou assediados com lencinhos (em nome de Deus) é que deram porque lhes apeteceu!

    ResponderEliminar
  6. A minha alma está parva com tamanha tacanhice... quem tem má língua deve ser o "querido" anónimo da SANTA ESTUPIDEZ. Com Santa Estupidez está comtemplada certamente a sua mente, que além de curta é ... (nem arranjo adjectivo)!
    Acha bem que, com tanta necessidade que se passa actualmente, se gaste dinheiro de forma desmedida? Por acaso a casa era algum barraco, ou estava a cair aos bocados? O senhor é menos que o padre? Aos olhos de Deus (se é que ele os tem), todos somos iguais. Não seria mais digno pedir-se dinheiro (ou seja lá de que forma foi que o dinheiro foi parar às mãos do padre ou da comissão fabriqueira.... )e dar a quem mais precisa? em Paços de Brandão, tal como em todas as terras infelizmente passa-se muita necessidade! Nem sei por que me dei ao trabalho de responder...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Já deu para perceber que este anónimo, não sabe o que dizer. Em Paços de Brandão há quem precise? Deve haver, mas também há muitos que estão a ser ajudados e alguns e repito alguns deles pela igreja e tal como muita gente reconhece alguns deles passam o dia em lanchonetes,vão fumando uns cigarritos, têm subsíduos enfim,não pagam rendas e essa situação não se critica.
    As criticas são importantes quando bem feitas. Eu dei para as obras paroquiais e quem me dera poder dar mais. O dinheiro que dei é meu e estes criticos de meia tigela não têm nada com quem dá. Dê o sr. entendido e conhecedor dos necessitados a esses tais que necessitam.

    ResponderEliminar
  8. Estou espantado com tanta cagança dos aflitos com as obras paroquiais. É curioso, isto parece comentários de pessoas com dores de cotovelos. Fez-se uma grande obra paroquial no cemitério e estes anónimos não reclamaram. Certamente estavam interessados em viver na moradia paroquial mas não no cemitério.

    ResponderEliminar
  9. Cagança? ........... deixo uma palavra... ENFIM................

    ResponderEliminar
  10. Ja nos tempos do Sr.Padre Rocha,os fomentadores da discordias que dividiu a paroquia eram na sua maior parte, "pessoas" não catolicos e foi o que foi, depois o Sr.Padre Julião entrou com linguagem dura para separar as aguas e com isso teve estabilidade. Que conhece-mos agora :ataques mais "cirurgicos" aproveitando as novas tecnologias estamos de novo vivendo com o virus do veneno peçonhento.So pedia que os Catolicos tenham liberdade e não terem ataques ao Sr Padre Orlando, que não sendo Santo tem muio valor como Pastor

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente ainda há muito disto em Paços de Brandão e continuará a haver. Desde as escolas primárias em tempos, passando pela Academia de Música, Cirac, Complexo Desportivo de Paços de Brandão(futebol) Pavilhão do GRIB e outras instituições de trazem à Vila Brandoense valores, qualidades e educação todas elas foram construídas com o carinho de muitos brandoenses, mas principalmente por aqueles que encabeçaram esses peditórios ou formas de angariar dinheiro para construir tamanhas instituições de que todos se deviam orgulhar. A Igreja é mais uma instituição que não devemos perder sob pena de desde muito cedo os nossos meninos que aprendem com seus Catequistas os valores da vida, assim como com os Professores nas escolas. Sabendo que muitos passam dificuldades nos dias de hoje devia haver a dignidade de ao pretender ter um Padre em Paços de Brandão como representante máximo de uma Instituição de Valores, não querer que ele seja visto como um mendigo porque a função que ele assumiu não é qualquer um que a assume, ou será que as pessoas gostam de ter padres que vão pedir uma malga de sopa a casa delas para assim se converterem. Acredito que estas que criticam seriam as primeiras a escorraçar os desgraçados. Seja para o futebol, para o carnaval, para a música, para o teatro, para a igreja, para as escolas, para o centro social, ou seja, para quem se considera como instituição de valores para os Brandoenses, colaborem porque ao colaborar estamos a ajudar a manter as nossas instituições de valor. Um bem haja a todos e principalmente ao autor desta página de quem me considero amigo, pedindo que reflita as suas palavras e atue como pessoa de bem como tenho em conta. A minha rubrica como anónimo deixará de o ser quando te revelares a todos os teus amigos...um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo das 21:11, não posso deixar passar este seu comentário sem que lhe "responda" algo.
    O que foi comentado à partida pelo Engenho, foi o facto de possivelmente as paróquias de São Paio de Oleiros e Paços de Brandão e Santa Maria de Lamas passarem a ter outro pároco. Aproveitando a deixa, o Engenho reforçou o facto de ter sido investido tanto dinheiro na casa, independentemente para o padre que fosse... Poderia continuar o padre Orlando ou outro, se a casa precisava de obras, na minha opinião deviam ser feitas. No entanto, também estou no meu direito de concordar com o Engenho que, não era preciso tanto luxo! Não havia mais onde gastar esse dinheiro? Era mesmo necessário um investimento tão grande numa habitação? Estamos em tempo PLENO DE CRISE! Onde pessoas passam fome, para poderem pagar a casa no fim do mês; e mesmo assim ao fim de algum tempo, têm que a entregar ao banco... Acordem!!! Chamem-me tacanha, comunista, ou estupidamente santa, como também já li atrás...! Serei tudo isso e com orgulho! Mas jamais abdicarei dos meus princípios!
    Quanto aos valores da vida, digo-lhe uma coisa meu caro, eu sou professora e estes (os valores) devem partir de casa. Não há Catequista, nem professor nenhum no mundo que faça o "milagre" (já que estamos em temática religiosa) de mudar os alicerces de uma fundação que tem de ser a família a realizar! Ela sim é u núcleo da sociedade! Claro que as instituições têm que ter apoios, e bem haja quem as apoia. Eu faço parte desse grupo de pessoas que de forma altruista trabalha em prol da cultura. No entanto, e neste caso em concreto, não posso achar que foi um dinheiro investido de uma forma abastada, e estúpida!
    Enquanto professora, sinto-me cada vez mais abandonada pelo meu país, para e pelo o qual trabalho no sentido de educar crianças, de formar adultos! No entanto, e apesar de más condições de trabalho (entre muitas outras coisas más, passo frio na escola), não há dinheiro para ter o aquecimento ligado sempre que se tem frio, nós adultos e a crianças que se queixam dele! Considero que realmente há mais onde gastar o dinheiro, e há pessoas em pior situação que a minha! Não reclamo! Repito e afirmo com toda a veemência possível: Não era necessário uma obra de tamanha envergadura!
    E as pessoas não deixam de ser de bem apenas por que não partilham da sua opinião! Sabe, apesar da situação em que vivemos de pseudo-liberdade da treta, o Salazar já morreu! Bem sei que temos outros actualmente no poleiro! E fora dele também, pelo que tenho lido aqui!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  13. Estimado leitor e "amigo" deste Blog, de nome Engenho no Papel, cujos escritos nos presenteou no dia 12 do corrente pelas 10:39h :
    Antes de tecer as suas considerações de idoneidade sobre o Engenho, tenha o cuidado de "rever" a sua gramática, e como tal talvez consiga encontrar nas palavras escritas no post o seu verdadeiro sentido! Mesmo assim se não conseguir aqui fica uma ajuda: "Paços de Brandão vai ter um padre novo", e não "A casa do padre foi paga pelo povo Brandoense". Posto o esclarecimento, todo o demais discurso que se deu ao cuidado de nos remeter fica sem sentido. Relativamente aos anonimatos ou a falta deles: Como deveria saber, pois diz-se "amigo" do autor deste blog, este não é uma pessoa, mas sim um conjunto de pessoas, logo o autor não existe tal como não existe essa amizade na primeira pessoa de professa. Agradecemos a simpatia e a confiança que deposita em nós, mas não lance poeiras e confusões onde não existem. Cumprimentos e obrigado pela preferência da sua leitura.

    ResponderEliminar
  14. padre faz anos pelo estes dias ate se anda pedir para uma prenda alguem do programa do movimento bem estar chegada igreja pediu as alunas se davao alguma coisinha para prendinha nao sei o que padre tem haver com ginastica homen de luxo mulheres paços andao tolinhas doente que precise nao nada mas tolo que veio para freguesia ja melhor do luxo

    ResponderEliminar