Quando há uns tempos atrás, o nosso estimado pároco Lando verificou que na sua casa de Rio Meão, os pés não se lhe aqueciam, deduziu brilhantemente que isso se devia a ter uma casa fria demais!
Vai daí, pôs-se a pensar...pensou...pensou...e ao fim de uns incríveis 30 segundos, decidiu que ia arranjar um sistema de aquecimento espectacular para os pés, sem ser umas meias de lã. Porém, primeiro tinha de deitar a casa toda a baixo, e aí sim, os seus pés abençoados ficariam quentinhos.
Aquilo que o nosso Lando não estaria bem à espera, é que a casa que habitava, que supostamente seria pertença de Deus, logo sua, afinal não o era! Pertencia sim ao povo Riomionense, que há muitos anos, e com muito esforço a ergueu. E para deitar uma pedra abaixo que fosse, tinha de se haver com a Junta da terra, coisa que nunca é muito do agrado de Deus.
Por isto, e como vivemos tempos de crise, quem manda em Rio Meão, não se deixou levar em cantigas, e lá lhe disseram, (e bem) : "Não há graveto!".
Sem deitar as mãos a cabeça, porque os pés lhe iam ficar frios no Inverno, lá se pôs uma vez mais Lando a pensar! Pensou...pensou e ao fim de 25 segundos (recorde mundial de "pensadura"), encontrou uma solução brilhante!
"É pá, e se eu fizesse o aquece pés em Paços? Afinal aquilo lá, pertence a Deus! Além disso já ninguém se lembra que o terreno nunca foi da paróquia mas sim do povo! Há que aproveitar o trabalho bem feito do meu antecessor!".
Se bem o pensou melhor o fez! E sem deitar toda a casa ao chão, parece que já instalou o sistema que lhe vai aquecer os pés de Inverno, e aproveitou ainda para fazer mais uns "arranjinhos" de ocasião. Coisa pouca, uns trocos na ordem dos 80.000 aérius!
Pois bem, o povo Brandoense não pode em si de contente, e regozija de felicidade ao saber que sua Santidade o Padre ó Lando vem de malas aviadas para a beira do arraial! Vai daí bateram incessantemente portas em toda a freguesia com uns lencinhos em nome de nossos senhor Jesus, e Maria a sua mãe, para ir juntando migalhinha a migalhinha os aérius necessários para esta obra grandiosa, tão necessária para a população que vai a missa ao domingo!
Com este golpe de teatro que agora veio a nu, uma vez mais os Brandoenses conseguem passar a perna a "Malta" de Rio Meão!
Agora só falta saber é se os de Lamas, não vão ser mais espertos que os de Paços, e como precisam urgentemente de padre, não irão aliciar o Lando com a casa paroquial novinha em folha equipada com aquecimento central! A ver vamos....
Nota: Qualquer semelhança com a realidade aqui transcrita...pode ser pura ficção!