quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Junta de freguesia no "palco" da discórdia em Paços de Brandão!


Durante o último fim de semana decorreu a mostra de artesanato no arraial. Esta foi uma iniciativa organizada pelo CIRAC, com objectivo de proporcionar alguma animação ao nosso arraial.
Como toda a gente que visitou o evento pode verificar, o palco existente tinha escrito em letras garrafais "Junta de Freguesia de S. João de Vêr". Aquilo que para muitos não seria mais que uma curiosidade, pelos vistos causou algumas náuseas e incómodo no seio da nossa Junta.
Sem muito esforço, foi possível apurar pelas ruas do arraial nas conversas em surdina, durante o evento, a razão de tanto incómodo do executivo Brandoense! Pelos vistos tudo se ficou a dever ao facto do CIRAC, aquando da preparação desta iniciativa, ter solicitado ante a Junta a sua colaboração, a qual se terá comprometido a colaborar com a disponibilização de um palco. Porém, o CIRAC propôs que a verba que iria ser gasta nesse aluguer lhes fosse entregue, e eles mesmos tratariam de arranjar um palco, e ao que se sabe a proposta recolheu o acordo de todos os envolvidos.
Posto isto, o CIRAC numa manobra de gestão financeira, a todos os níveis louvável, teve a ideia inteligente, de solicitar a titulo de empréstimo, e sem quaisquer custos, um palco pertencente à Junta de S. João de Ver, o qual servia perfeitamente os seus propósitos, e aproveitava naturalmente, a verba que tinha sido atribuída pela Junta para fazer face a outras despesas.
Nós no Engenho aplaudimos esta atitude do CIRAC, e entendemos que é um perfeito disparate toda esta agonia de dor de ventre sentida pelo executivo. Pensamos mesmo que este tipo de práticas deveria acontecer mais vezes, onde as freguesias, seguindo o exemplo das instituições do concelho, poderiam ceder equipamentos entre si para as mais variadas actividades, poupando assim os cofres autárquicos que em tempos de crise poderiam canalizar os fundos para iniciativas mais importantes.
Nós em Paços de Brandão, por exemplo, temos uma "máquina do povo" que muitas vezes fica estacionada na garagem, e poderia ser usada em parceria com freguesias vizinhas, e com isso ser rentabilizada, pois estava de facto colocada ao serviço das populações. E sem que isso causasse nenhum tipo de prurido, pois antes de sermos Brandoenses, Lamacenses, ou Feirenses, somos Portugueses, e seres humanos iguais.
Por isso Srs da nossa Junta: Deixem-se de bairrismos bacocos, e coloquem as cores politicas de lado! Pensem nisto como uma ideia a reproduzir futuramente, e não como mais um ressabiamento desnecessário!

14 comentários:

  1. Também concordo com a atitude do CIRAC , da minha parte os meus parabéns.
    Quanto ao evento , penso que já devia ter começado na semana anterior com animação , como nos outros anos , com karaoke e cinema , mas também percebo que nesses dias só ia haver despesa e nenhum lucro. Mas a nossa junta de freguesia também devia pensar em dinamizar o nosso arraial e a nossa freguesia com actividades no verão , tal como nas outras freguesias e que também já cá foi falado. Espero que para o ano , a junta ajude o CIRAC neste evento para levar o nome de Paços de Brandão mais longe.
    Pensem na relização das tasquinhas como nas freguesias vizinhas , e tambem peço á junta que ajude o CIRAC e não faça de nada para ele acabar ou sair da nossa freguesia , porque sem ele Paços de Brandão é muito pouco. Não tinhamos o festival internacional de musica de verão , a mostra de artesanato , os concertos , o festival de teatro. Paços de Brandão deve muito ao cirac , porque mesmo em tempo de crise faz algo pela freguesia.

    PARABÉNS CIRAC !

    ResponderEliminar
  2. Utilizando a linguagem "do povo" onde todos vão "à bola" imaginemos o seguinte:

    Imaginem que a Sedacor dedide oferecer um monte de bolas de futebol de cortiça (as novas tão noticiadas) ao CDPB. Então, o clube pede os equipamentos à Adidas e metem a bola que foi oferecida dentro do saco de levar as bolas que tem em letras garrafais ADIDAS e não deixam ver que houve alguem que deu as bolas... Quem deu as bolas ia gostar??? Não me parece!!

    Deu para perceber a ideia certo? Eu não tenho nada a haver com a politica, mas neste vosso post apenas vejo um ponto de vista... e quanto a mim um pouco tendencioso...

    Porque não fazer tudo em Rio Meão... eles sempre tem lá um palco disponivel... Pena não dar para trazer... mas como é para poupar, podemos ir para lá!!

    ResponderEliminar
  3. Já agora alguém sabe dizer quanto é que a Junta gastou com os palcos para a festa. A junta pois foi o povo que pagou. Um dos palcos custou com toda a certeza muito menos do que aquilo que foi dado ao CIRAC. Já agora o CIRAC animou o arraial e a freguesia, quem faz isto em Lamas, em Oleiros, em Rio Meão, em Nogueira, são as juntas de freguesia. Paços de Brandão é diferente, tem um grupo de pessoas que se preocupa com estas coisas e assim a junta não precisa de fazer nada. Parabéns ao CIRAC pelo que faz pela vila, mas a junta devia estar mais atenta, a terra não se limita à festa, tem muitas iniciativas que merecem ser apoiadas. Para o anónimo das 17:37, tenta ser prático e experimente trabalhar em prol da terra, sem interesses pessoais, que vê até que ponto é necessário poupar.

    ResponderEliminar
  4. Só não percebi uma coisa. Então o CIRAC pede dinheiro para um palco e depois pede um palco emprestado e fica com o dinheiro?
    Se o palco foi grátis devia devolver o dinheiro porque o dinheiro é do povo!
    Uma coisa é a junta dar dinheiro ao CIRAC em igualdades de circunstâncias com outras associações.Outra coisa é financiar objectos grátis!!!

    E não percebo como é que as pessoas do "engano no papel" sempre tão "moralistas" e apologistas das práticas correctas, vêm agora dizer que está certo o CIRAC ficar com o dinheiro.
    Queriam parecer moralistas, mas caiu-lhes a máscara. E meus amigos, a vossa dor é pior do que eventualmente sentiu o executivo ao ver o palco. A dor executivo já deve ter passado e a vossa, para além de ser de "coto" é contínua!

    ResponderEliminar
  5. Pela constante presença de anónimos a enganarem-se aqui no blog, deve haver alguma espécie de dependência estranha, ou síndrome do primeiro de Abril! O que faz entender a sua irresistível necessidade de virem a este local e dizer alguma coisa...vivam os enganos!

    Zé Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Vem agora um moralista de meia tigela armado em sabichão dar exemplo. Por acaso sabe o que o CIRAC faz nesta terra? Além de tudo o que organiza movimenta muita gente. O CIRAC trabalhou para a freguesia e depois de a junta se ter recusado dar dinheiro, lembram-se, lá decidiu pagar um palco, isso saiu por aqui, mas o que ouvi foi que a junta disse que pagava o palco e falava numa verba astronómica, só conhecem os preços da festa e o CIRAC disse que queria o dinheiro, não o palco, pois iria conseguir mais barato, o CIRAC trabalho durante todo o ano. Para que fique claro, a junta não financiou um palco, ajudou na animação do arraial. Gosto muito do CIRAC e já me informei e foi isso que aconteceu. Os senhores da junta sabem bem, só que alguns samelos, ignorantes falam de igualdades com outras associações. Isso é visível, o CIRAC parece que vai fazer obras e a junta nada. O engraçado é porque é que só se queixam algumas associações. PALERMAS são os que continuam a trabalhar por esta terra sem interesses e andam aí alguns inergumenos armados em salvadores da pátria e não passam de badamecos. O blog que continue assim a dizer as verdades.

    ResponderEliminar
  7. Há um pormenor que estará escapando, pelo menos a mim. Onde foi publicado o anuncio da animação do arraial que traz ao caso este palco?
    Houve exposição de estátuas no domingo? Isso foi divulgado onde?
    Lembro-me que o ano passado havia um cartaz. E este ano também foi divulgada esta animação ou foi tudo coisa de ultima Hora? ##

    ResponderEliminar
  8. Meus caros:
    Dêem uma vista d'olhos ás papeladas da freguesia no referente a balanços, contas etc...
    Algures por lá há umas contas, melhor, uma referencia a palcos que merece a atenção dos interessados. Extrai-se daí que ainda haverá aluguer de palcos por pagar, não se sabe o valor porque pelos vistos o tipo que aluga não apresenta contas etc...
    Tá-se bem haja palco. Agora PALCO SOS S. JOAO DE VER... Entendam-se.
    Mas mantenham o respeito por todos e também pelo CIRAC. ##

    ResponderEliminar
  9. Pelo que se sabe era para nem haver animação, pois a junta não queria apoiar.

    ResponderEliminar
  10. Ó anónimo das 20:20, andas a pastar com "Equus asinus" ou és tu mesmo o "engano" em pessoa?
    Então não leste que o dinheiro que a junta entregou ao CIRAC foi por acordo de todos? Se o CIRAC arranjou palco de borla melhor! Assim pode investir o dinheiro que supostamente era para o palco noutras coisas desta animação, ou achas que aquilo foi tudo de graça? Foi preciso pagar a artesãos e artistas também! O CIRAC não ficou com o dinheiro de ninguém, simplesmente aproveitou não ter de fazer uma despesa.
    Há alguma falta de moral aqui? Se calhar és tu que andas com os cotos doridos, e ainda andas nauseado, pois o que aconteceu apenas e só, é que aqueles que querem parecer fazer muito pela terra, quando se mostra que realmente fazem muito pouco, ficam esses sim sem máscara!
    E a azia deve apenas e só de verem uma junta PS apoiar uma colectividade Brandoense! por isso caro anónimo das 20:20 ou não sabes do que falas ou és mesmo mais um membro da manada laranja!
    Ass: Também Anónimo (para não variar)

    ResponderEliminar
  11. parabens anónimo das 12,41, para mim é um orgulho muito grande saber que na minha terra existe uma associação de ambito cultural e não só, que e, muito bem tem levado o nome da nossa terra a toda parte por isso parabens e continuem srs directores do CIRAC, os betinhos da nossa terra aos poucos tem que desaparecer do mapasó atrapalham aqueles que e bem gostam de trabalhar a bem da nossa terra.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde para todos os leitores do blog.
    Para mim, não está em causa as cores políticas, mas sim as atitudes e, o que me apercebo, é que quem muito fala e critica, é aquele que nada faz.
    Infelizmente temos disso aqui na terra. Em vez de falarem mal do que de bom se faz na terra, tentem fazer alguma coisa pela mesma.
    São sempre os mesmos a fazer algo e a dignificar a Vila de Paços de Brandão. Esses mesmos que, constantemente são criticados e muitas vezes vítimas de ofensas… mas mesmo assim continuam a fazer algo.
    Parabéns CIRAC!!!

    ResponderEliminar
  13. VIVA O CIRAC! VIVA O CIRAC! ABAIXO AS DITADURAS. O CIRAC UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.

    Assinatura

    Brandoense dos sete costados

    Sócio do CDPB
    Sócio do CTPB
    Sócio do CIRAC
    Sócio da Academia
    Sócio do Centro Social

    ResponderEliminar
  14. Ó anónimo das 12 e 41, quem deu importancia a ser uma junta ps a apoiar o CIRAC foste tu e não eu!

    Eu nem sabia que a junta de S.J Vêr era PS.
    Tá-se mesmo a ver que deves ser da manada vara rosa ou vermelha porque para além de teres reparado nisso, ficaste contente com esse facto.

    ResponderEliminar