sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salários em atraso na empresa Lima & Resende, em Santa Maria da Feira

Enviado por e-mail:


Os trabalhadores da empresa Lima & Resende, Lda. situada na Zona Industrial de Arrifana, Concelho de Santa Maria da Feira, encontram-se em vigília à porta da empresa reivindicando o pagamento de salários e subsídios em atraso. Encontra-se em atraso o pagamento os salários dos meses de Julho e Agosto, o subsídio de natal de 2009 e o subsídio de férias de 2010.O Bloco de Esquerda está solidário com as reivindicações destes trabalhadores.
Pedro Filipe Soares, eleito deputado pelo distrito de Aveiro, encontrou-se com os trabalhadores que estão em vigília, numa acção de solidariedade.
O deputado Pedro Filipe Soares face à gravidade da situação em que os trabalhadores se encontram, questionou o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e também o Ministério das Finanças.
A empresa esteve a laborar na sua máxima força até meados do mês de Agosto, tendo muitos trabalhadores realizado horas extraordinárias para cumprir com as necessidades de trabalho. Assim, é incompreensível a situação financeira da empresa. Para além das dívidas aos trabalhadores, existe a informação de que há dívidas a fornecedores e está em execução um Plano de Recuperação Económica devido a dívidas ao Estado.
O Bloco de Esquerda considera essencial a defesa dos postos de trabalho nesta empresa que já provou ter espaço no mercado. Os trabalhadores são oriundos do norte do distrito de Aveiro, uma zona marcada pela taxa de desemprego acima da média nacional, pelo que se torna ainda mais premente a defesa destes postos de trabalho.
Assim, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares entregou na Assembleia da República perguntas ao Governo onde exige acções na defesa dos postos de trabalho, bem como a investigação sobre a conduta da administração da empresa em todo este processo.
A situação dos trabalhadores revela a desprotecção que a actual legislação laboral representa. Estes trabalhadores têm uma enorme dívida por parte da empresa que coloca em causa a sua economia familiar, contudo, devido à lei em vigor, só terão acesso a apoios após se encontrarem com falta de pagamento de salários há mais de 3 meses, o que só acontecerá no final do mês de Setembro.
O Bloco de Esquerda considera que esta situação ilustra a desprotecção que a legislação laboral criada pelos sucessivos governos de PS e PSD, que fragiliza ainda mais os trabalhadores que já se encontram em situações de fragilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário