terça-feira, 14 de setembro de 2010

PCP - A difícil situação social de Stª Mª da Feira

Enviado por e-mail:

Comissão Concelhia debate a difícil situação social de Stª Mª da Feira

Reunida no sábado passado, a Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP constata com preocupação que se estão a agravar, aqui também, os problemas sociais e as dificuldades para os trabalhadores e para a grande maioria da população, decorrentes das políticas de direita, que têm no actual governo PS um exímio executante.

1 - Sendo no Distrito de Aveiro este o Concelho com um dos maiores índices de desemprego (mais de 13 %) e já bem superior à média nacional, a verdade é que continuam por concretizar medidas de fundo que possam inverter este cenário dramático e que atinge cada vez mais famílias feirenses. A própria intervenção do Executivo camarário, embora tardia e limitada, com um plano de ajuda às pessoas mais carenciadas, agora anunciado, está longe de resolver o problema essencial e que há muito vimos alertando: a defesa do tecido produtivo e a dinamização da economia como factores determinantes para a criação de emprego.
Mas os problemas sociais de Stª Mª da Feira não se limitam à alta taxa de desemprego. Como recentemente foi denunciado, largas centenas de trabalhadores, em especial do sector corticeiro, não receberam a tempo e horas o respectivo subsídio de férias. Na empresa metalúrgica Lima e Resende da Arrifana os operários lutam pelo pagamento dos salários em atraso e contra o fecho da mesma. Os próprios trabalhadores da Rohde, depois do despedimento tenebroso de que foram alvo, continuam sem ver o seu processo concluído e sem receber as indemnizações a que têm direito.
Tudo isto a juntar aos cortes registados nas prestações sociais está a aumentar a pobreza e a exclusão social no Concelho. Só com uma ruptura com esta política e outro rumo patriótico e verdadeiramente de esquerda, como temos vincado, será viável resolver esses problemas.

2- A abertura do ano escolar continua a causar legítimas e repetidas preocupações em Stª Mª da Feira, já que, a par do encerramento de 6 escolas do ensino básico, vários dos novos centros escolares prometidos não saem do papel ou estão com as obras paradas e em atraso, com todas as consequências negativas conhecidas para a estabilidade da comunidade educativa e para a qualidade do ensino.
Por outro lado a capacidade do parque escolar público no secundário está deveras desajustado face às necessidades da sua população, pelo que se sucedem as críticas e as exigências de construção de novos equipamentos para esse grau de ensino no Concelho, como de há muito temos reivindicado.

3- A Comissão Concelhia procedeu ainda a um balanço da 34ª edição da Festa do Avante, destacando mais uma vez o seu grande êxito, como a maior iniciativa política e cultural de massas no país, que teve este ano redobrada participação, em especial da juventude, e para a qual a organização local deu também um importante contributo.
A Comissão Concelhia aprovou ainda um conjunto de iniciativas a realizar nos próximos meses, com realce para a participação nas acções de massas e lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e das camadas atingidas pela política neo-liberal, bem como das reuniões a realizar no concelho, preparatórias da VIII Assembleia Regional do PCP que terá lugar em Espinho a 30 de Outubro.

Stª Mª da Feira, 13 de Setembro de 2010 - Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário