quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Comunicado do Engenho


Aos interessados pelas causas culturais Brandoenses:

Tendo presente o comunicado, em forma de comentário a este post, que foi dirigido ao Engenho no Papel supostamente pela direcção do CIRAC, no passado dia 16 do corrente, pelas 23:18 horas, e cuja proveniência foi confirmada oficialmente via e-mail após solicitação da administração deste blog, somos a informar que:



  1. Logo a priori, o post que aqui é colocado em causa, mesmo que em jeito satírico, visava simplesmente alertar para a falta, que certamente faz ao CiRAC, ao fim de 3 anos, ainda não ter recebido da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira os apoios financeiros que lhes são devidos. Como aliás qualquer leitor minimamente literado e "apartidário" se apercebeu perfeitamente! Desta forma, não se entende em que medida esta instituição cultural se possa ter sentido aqui atacada.


  2. Tudo isto só poderá ser fruto de alguma fragilidade humana, a que já nos habituaram alguns responsáveis directivos desta instituição, a qual por vezes, se traduz de forma muito medíocre, levando a crer que não exista capacidade de discernimento entre o que é uma instituição e o que são os seus cargos dirigentes. Apenas esta razão justifica correr o risco de vociferar inverdades como estas que nos apontam. Basta um olhar atento e relativamente rápido aos vários posts que aqui referenciam o CiRAC, para entender que praticamente desde o nascimento deste espaço, o blog sempre colaborou com esta instituição de um modo respeitoso, aberto e altruísta. Não obstante todas as limitações a que estamos submetidos, no que se refere ao préstimo de informação de interesse público, o que aqui só faz juz ao que afirmamos.


  3. Este blog poderia proclamar ser tão apartidário quanto aquilo que a supracitada instituição se diz ser. Todavia, a nossa hipocrisia não vai tão longe, na verdade somos bloquistas! Mas, também somos comunistas, socialistas, sociais democratas, centristas, e até mesmo monárquicos! Aqui representamos simplesmente os BRANDOENSES! De facto, a comunidade que dá nome ao Engenho não padece de ressabiamentos de qualquer natureza, onde todos os que aqui colaboram, são sempre acolhidos com satisfação sejam eles quem forem.


  4. Consideramos igualmente, que as atitudes se ficam com quem as toma, já que o que para nós possa eventualmente aqui estar em causa, são as pessoas no exercício de funções de direcção de uma instituição de interesse público e nunca a instituição em si. Pelo que todos estes "faits divers" terão origem, possivelmente, nalgum gravíssimo caso de miopia ou até mesmo de daltonismo (esta última, por mero acaso, só ataca mesmo o género masculino, deixando-lhe apenas perceber o seu lado das coisas). Só desta maneira se entende quando afirmam despudoradamente que o seu lado das notícias, é que é o lado verdadeiro! Mas o que é a verdade? Será que os escribas ou doutos do CiRAC  responsáveis por este "comentário", estudaram a "Alegoria da Caverna" que, transportada para os nossos dias, se traduz apenas numa convicção de que a verdade mora apenas no nosso pensamento, e depende muito da sensibilidade de cada um?


  5. No que se refere à missão do Engenho, esta não é, não foi, nem nunca será mais, que a visão de um grupo de pessoas atentas e interessadas pelas causas da freguesia de Paços de Brandão! E pelo que nos temos vindo a aperceber ao longo destes meses, é postura que incomoda todos os que nunca foram habituados à crítica. Até porque não é atitude propriamente democrática que os corpos dirigentes de toda e qualquer instituição de interesse público se julguem acima dessa mesma crítica, nem tão pouco paladinos da razão.


  6. Somos obrigados a reconhecer que todo este prurido revertido em prol do Engenho, e do qual nos parece que sofre a direcção do CiRAC, se ficou a dever, em muito, a episódios criados bem antes do dia 8 de Março (dia de Carnaval), em que a mesma assumiu um papel de protagonista de uma sátira "politiqueira", numa espécie de corso carnavalesco que ainda continua sem ter fim à vista. E este blog apenas se limita a abordar estes acontecimentos (com sátira ou não), sendo por isso em relação aos mesmos completamente alheio!


  7. Por fim, e não menos importante, somos a saudar o facto de o CiRAC assumir que irá submeter-se a eleições democráticas (serão?). Talvez desta forma alguns dos elementos, da grande família que é o Engenho no Papel, possam - enquanto sócios de pleno direito - contribuir para que alguns episódios menos felizes que marcaram a direcção cessante não se repitam futuramente. Quanto ao Engenho propriamente dito, por ser uma "pessoa incorpórea" (composta por um vasto leque de cidadãos anónimos) e sem personalidade jurídica, não pode naturalmente ser sócio do CiRAC, logo não reúne condições para fazer parte de uma eventual lista concorrente.

Consideramos ter sido suficientemente esclarecedores na nossa posição e missão. Reiteramos novamente a total disponibilidade deste espaço para continuar a colaborar com a Instituição CiRAC na medida das suas solicitações, e sem nenhum tipo de ressentimentos, ou retaliação de alguma "guerra" desnecessária. Porque, para nós, as pessoas passam e são esquecidas muito efemeramente, todavia, essa grande instituição que é o CiRAC fica no espaço e perdura no tempo!


O Engenho

Sem comentários:

Enviar um comentário