sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feira de artesanato e animação do arraial

Enviado por e-mail:

Apesar de muita polémica que tem vindo a lume a propósito do Cirac, ainda é das poucas associações, senão mesmo a única, que promove a animação no nosso arraial, mesmo sem grandes apoios locais. Senão note-se: quem deu uma grande ajuda neste evento de 2010? Efectivamente, foi a Junta de Freguesia de S. João de Ver, que cedeu um palco gratuitamente, tendo a nossa Junta contribuído apenas com um valor monetário simbólico, e quase a título de “esmola", a volta de 1.500 euros.
Curiosamente a mesma Junta apoiou a comissão de Festas de Agosto com cerca de 10.000 euros , isto apenas para palcos!
Assim vai a cultura em Paços de Brandão, apoiada pelos de fora e ignorada pelos de cá.... Não houve Karaoke, nem a passagem de filmes ao ar livre. “É a crise”, dirão uns, “não se pode ter tudo”, dirão outros...
Como era de esperar, no último fim-de-semana de Agosto, houve direito a Feira de Artesanato, com alguns belíssimos espectáculos, entre eles: pelo grupo “Mama Mia”, do colégio de Santa Maria de Lamas, que nos cantaram e dançaram temas dos anos 70, 80 e 90; o Grupo “The Face “ de Santa Maria de Lamas e os “Speculum” de Paços de Brandão.
A respeito deste grupo Brandoense que completou 35 anos de existência, já foi publicado também aqui no Engenho um post, mais detalhado evocativo desse facto. Foi agradável ouvir os temas já por nós conhecidos, tocados pelos nossos conterrâneos.
A Feira de Artesanato, este ano apresentou várias temáticas: tecidos pintados à mão, trabalhos em vidro, brinquedos de madeira, bijuteria, artigos para o lar, arte e decoração, doçaria, canecas pintadas com o nome, tapeçaria, etc. Num total de 35 barracas de artesãos, sendo que uma delas era destinada em exclusivo às crianças.
Esperamos que para o ano de 2011, a nossa Junta apoie mais estas actividades, porque caso contrário, estou em crer, que deixa de haver vontade para que se faça qualquer coisa. E dessa maneira, tudo acaba por morrer!

Luar Azul

2 comentários:

  1. Concordo , a Junta tem que apoiar esta feira de artesanato , alargando-a assim para mais uma semana como era nos anos anteriores~.
    Nesses anos sim era uma grande feira com musica tradicional portuguesa , artes circenses , por favor isto tem que ser apoiado para que para o ano seja mais e melhor.
    Dou os meus parabéns ao CIRAC , porque sem eles paços de brandão era muito pouco !

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao CIRAC pelo que fez e pelo que vem fzndo. É preciso ter vontade e coragem para continuar a trabalhar. Sem dinheiro, o CIRAC consegue fazer autênticos milagres, já viram quanto gastou neste fim de semana. A Junta de Freguesia tem que estar mais atenta e apoiar esta associação, é nossa e tem que continuar a ser, esqueçam São João de Ver.

    ResponderEliminar