quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As novidades do adro da Igreja!

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", o adágio é antigo, mas continua actual e, no caso de Paços, pode mesmo dizer-se que "mudam-se os padres mudam-se os paroquianos". De tal forma que, depois da apresentação oficial de Orlando Sousa como novo padre no passado Domingo, em menos de uma semana já se notam algumas das mudanças que estão a caminho.
Algumas passam pelo agendamento das Eucaristia que agora passam a ser apenas duas durante a semana, em horário fixo, que é às 18:30h. Ao fim de semana, no sábado a missa é às 19h, sendo ao domingo às 11 da manhã. Uma novidade curiosa, tem a ver com as "intenções" das celebrações, que no passado tinham sempre um "mandatário" que pagava naturalmente por esse privilégio, numa espécie de revisita áquilo que eram as "bulas das indulgências" - Neste documento, que o Papa Leão X publicou, em 1513, concedia-se o perdão dos pecados aos cristãos que dessem esmolas para a construção da basílica de S. Pedro, neste caso são as missas.
Seja como for, a partir do próximo Domingo e nos seguintes, tal como em todos os dias especiais de celebração, esta prática terminou, passando a ser uma missa para a comunidade paroquiana, deixando simplesmente de ser possível "comprar" intenções de missa para essas datas de relevo o que, neste caso, faz lembrar alguns conceitos Marxistas!
Outra situação digna de registo, prende-se com a comissão da fábrica da igreja que, como todos sabemos, é presidida pelo nosso estimado Mino, também conhecido por ser o nosso querido Presidente da Junta. Na terça-feira houve uma reunião, e a julgar pelo que se ouvia pelo arraial, também aqui vamos ter mudanças! Aliás este pároco em Rio Meão fez uma verdadeira limpeza no lixo da Igreja, e em Paços é de esperar o mesmo! Até porque, tendo sido ostracizado pelo anterior "dono da sacristia", e sabendo de antemão que não é propriamente bem vindo por todos, como comprovam as palavras do vigário da Feira no Domingo, é de esperar que tome algumas medidas radicais e marque a sua posição do novo Padre.
Não querendo o Engenho fazer qualquer tipo de juízo antecipado sobre Orlando Sousa, não podemos ficar indiferentes ao que vier a passar-se nos próximos tempos no adro da Igreja, pelo que prometemos estar atentos e trazer cá as cenas dos próximos capítulos!
Sendo que essas cenas começam já hoje quarta-feira, onde não passou indiferente aos que passavam pelo Arraial uma empresa de segurança que se preparava para instalar algum sistema de alarme na Igreja. Isto é tanto mais curioso, tanto ter sido nem 24 horas depois da reunião com a Fábrica da Igreja! Como toda a gente sabe eram esses senhores os responsáveis pelas obras de montra da Igreja, e a julgar pelo envolvimento directo de Orlando Sousa nesta obra, deixa no ar algumas questões: Será que roubaram alguma coisa da Igreja?
Estamos em crer que já muita gente deve andar a rezar a Deus, para que detenha este padre antes que caiam algumas máscaras!

1 comentário:

  1. Já agora li a notícia anterior sobre as alterações na Fabrica da
    Igreja e podes enviar como tua também a notícia, e quanto ao alarme, o
    Padre Orlando disse que Paços estará sempre em igualdade de
    circunstancias com Rio Meão e por isso, como em Rio Meão tem alarmes e
    como em Paços os edifícios não tinham, apenas o centro mas não estava
    activado, entendeu-se por bem, também colocar alarme, até porque foi
    do conhecimento geral, inclusive foi apresentada queixa às
    autoridades, da vergonhosa pintura de grafites nas traseiras da
    igreja.
    De resto tem havido um acolhimento e entendimento cordial com o
    pároco, como era de esperar, contrariamente ao esperado pela maioria
    das pessoas.
    Quando as pessoas são civilizadas, apresentam os seu pontos de vista e
    as obras nascem, como em qualquer civilização democrática e ordeira.

    ResponderEliminar