segunda-feira, 22 de abril de 2013

Polícia natural de Paços de Brandão condenado a 9 anos

Edgar Sousa, um agente da PSP de 33 anos, de Paços de Brandão, que prestava serviço na esquadra de Valadares, em Vila Nova de Gaia, foi condenado na passada quarta-feira pelo colectivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia a nove anos de prisão, por ter estado envolvido em três assaltos na zona do grande Porto.



«É agente da PSP em Valadares, Vila Nova de Gaia, já tinha antecedentes criminais e chegou a usar a própria arma de serviço nos assaltos "cometidos com extrema violência", juntamente com um grupo. Estes factos estiveram "a desfavor" do polícia Edgar Sousa, que foi ontem condenado a nove anos de prisão. Um arguido que estava em liberdade teve a pena mais pesada: 15 anos de cadeia.

No total, o agente, que recrutava assaltantes na noite, foi condenado por três roubos. O coletivo de juízes do Tribunal de Vila Nova de Gaia deu como provado que o polícia cometeu os crimes numa ourivesaria de Ermesinde, numa clínica de estética no Porto e em bombas de gasolina em Vila Nova de Gaia, a 13, 15 e 22 de março do ano passado. Atuou em conjunto com outros elementos do grupo. Normalmente, ameaçavam as vítimas com a arma de serviço de Edgar Sousa e usavam fardas e um crachá da PSP para fazer os assaltos.

O polícia, que está em preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora e ali vai continuar, não foi à leitura de sentença.

Dos sete arguidos, cinco tiveram penas de prisão efetiva. Miguel Moreira, que estava em liberdade condicional e já tinha antecedentes por roubos violentos, saiu do tribunal numa carrinha celular: vai ter de cumprir 15 anos de prisão, por seis crimes. António Miguel Moreira teve uma pena de seis anos e oito meses. Os brasileiros Rodrigo Alcântara e André Alcântara Santos foram condenados a 14 e nove anos de prisão, respetivamente.

Já Lorranny Rodrigues, familiar da companheira do polícia, teve um ano e oito meses de pena suspensa por roubo e vai ter de pagar 450 euros de multa por recetação. Ricardo Silva foi absolvido dos três crimes de que vinha acusado.»

1 comentário:

  1. por uma questão de humanidade seria melhor não ter sido colocada a foto do nosso conterraneo, não sei se tem filhos no minimo por respeito a eles, o assunto devia marecer mais discreção

    ResponderEliminar