sexta-feira, 8 de março de 2013

Hugo Chávez Frías 1954-2013


Algum dirão que morreu um ditador, outros que morreu um salvador, a discussão não terá fim é um facto. Porém, e apesar das intermináveis conversas na Tv Venezuelana e do populismo daí inerente, das guerras e suspeitas lançadas de forma absurda contra o o imperialismo Americano, das amizades dúbias com figuras internacionais pouco recomendáveis. Assim como alterações da constituição que pretendiam perpetuar o seu cargo de Presidente na Venezuela.
Não lhe podemos negar a legitimidade que a democracia dos votos lhe conferem, ao ter sido eleito sem margem de dúvidas, e num escrutínio que todos consideraram justo e livre. Assim como não se lhe pode negar o mérito da melhoria das condições de vida de muitos venezuelanos, e do facto de 43% do orçamento do país ser para políticas sociais, da mortalidade infantil ter caído para metade, do analfabetismo ter sido drasticamente reduzido e da Venezuela ser, com o Equador, o país da América do Sul com a maior redução da taxa de pobreza entre 1996 e 2010.

Por estas razões pode bem dizer-se que de Hugo Chavez, "talvez o diabo não seja tão mau quanto o pintaram". Contudo, que seja a história a encarregar-se de o julgar.


Hasta Siempre!

1 comentário: