quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BE - Replantação de árvores na Quinta do Engenho Novo

Enviado por e-mail:


Os dias de mau tempo deixaram vários estragos na Quinta do Engenho Novo (Paços de Brandão, Concelho de Santa Maria da Feira), conforme visível em fotos em anexo. Várias árvores foram arrancadas pela raiz, outras partidas pelo tronco.

O saldo final é que é o mais trágico de tudo: aquela zona onde recentemente se abateram árvores de grande porte com muitas dezenas de anos, perde novamente muitas árvores, transformando-se radicalmente o espaço para pior.

Poder-se-á dizer que dias de mau tempo como os que se abateram sobre o território nacional não se podem controlar. É verdade, mas não podemos ignorar que há muito pouco tempo houve uma ação sobre esta zona que passou pelo abate de muitas árvores, tendo-se remexido a terra e o solo, também. Essa intervenção fragilizou, certamente, esta zona, deixando-a mais vulnerável aos ventos e à chuva. As árvores perderam a proteção que era feita pelas outras árvores abatidas e o solo, depois de remexido, permitiu que muitas árvores fossem arrancadas pela raiz.

É, por isso, urgente tirar lições desta situação e perceber que é necessário tratar os espaços verdes com planeamento e com racionalidade.

O Bloco de Esquerda propõe que todo o espaço da Quinta do Engenho Novo seja alvo de uma ação de reflorestação, sob pena de em pouco tempo não restar nada de espaço verde naquela zona.


5 comentários:

  1. Eu sugeria que se colocassem lá bem plantados os nossos "estimados" autarcas! Do primeiro ao último. eles sim, são uns verdadeiros vegetais... Não fazem nenhum! Ficava logo a quinta toda reflorestada. Lol!!!!!

    ResponderEliminar
  2. se os nossos autarcas fossem bloco de esquerda o pais,ou melhor Paços de Brandao estaria hoje ao nivel da Correia do Norte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre interessante observar este exercício de conjectura hipotética, sobre os "ses". Como tal, "se" o estimado anónimo, um dia tiver o trabalho e cuidado de ler o que defendia o PPD nos anos 80, do tempo do saudoso Sá Carneiro, possivelmente teria uma enorme surpresa, pois em linhas gerais são o mesmo que defende hoje o BE. Não querendo fazer futurismos nem tão pouco eufemismos, mas não precisamos de esperar por autarcas Bloquistas para estar ao nível da Coreia do Norte, os do PSD já se encarregaram de o fazer chegar até nós há muito tempo!

      Eliminar
  3. dizer barbaridades qualquer um pode dizer provar será sempre mais complicado Sa Carneiro defender politicas que hoje são bandeira do bloco,é quase potetico e não tem direito a mais comentarios, só idiotice ..

    ResponderEliminar
  4. "What a moron or a bozo, if you like it better, dear" anónimo das 21:17.... vai-te lavar por baixo!!!!!
    Também lhe podia chamar "dick", mas na volta pensa que tem uma "big one", quando na verdade não deve passar de um "peanut"...
    Davas muito para pensar como a malta do bloco davas... Mete o dedo no rabo e afoga-te na "shit"que és!!!

    ResponderEliminar