sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bússola - Imagina-te AQUI na Festa das FOGACEIRAS

Enviado por e-mail:


Reza a lenda que há mais de 500 anos, a peste negra assombrava as Terras de Santa Maria, provocando um enorme número de vítimas. Abalada com o sucedido e constando a sua impotência na luta contra a enfermidade, a população local apelou ao mártir S. Sebastião para que a livrasse de tamanha tormenta. Segundo os registos, no dia 20 de Janeiro de 1505, o Mártir ouviu as preces do povo de Santa Maria, que prometia a oferta de um doce tradicional, em troca de saúde. Foi desta forma que a peste negra foi banida destas terras.

A população fez, então, um voto ao Mártir e, desde essa altura, todos os anos a 20 de Janeiro a Fogaça volta a ser a rainha de uma tradição que continua a mover a população.

Não querendo este ano fugir à regra, no dia 20 de Janeiro voltamos a sair à rua… voltaremos a cumprir a tradição!

É neste âmbito que temos mais uma oportunidade para fotografar Santa Maria da Feira, as suas gentes, e a sua mais peculiar tradição secular. Fica, então, mais um convite à mobilização de fotógrafos amadores e profissionais, rumo a um registo íntegro de mais uma edição da Festa das Fogaceiras, integrando o projeto "Imagina-te AQUI".

Até lá, queremos recordar imagens de outras edições da Festa… aceitas o desafio para a partilha?
Contamos contigo!


Sem comentários:

Enviar um comentário