quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma boa notícia em tempos de crise....

In: Jornal de Notícias:

Veículos a GPL vão poder aparcar em zonas subterrâneas



 


A Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas aprovou, esta quarta-feira, um projeto-lei que prevê que os veículos a GPL e a gás natural passem a poder estacionar em parques subterrâneos e deixem de ter de usar dístico. 
"Depois de ouvir quatro associações do setor e de efetuar algumas alterações ao projeto-lei inicial, a comissão redigiu um texto comum que foi aprovado por todos os partidos", disse à Lusa a deputada socialista Hortense Martins. O projeto-lei que visa acabar com a proibição de os carros que usam GPL (gás liquefeito) em parques subterrâneos e com a obrigatoriedade de estes veículos ostentarem um dístico identificativo foi apresentado pelo PS em fevereiro deste ano, mas baixou à Comissão de Economia e Obras Públicas. 
"São dois elementos discriminatórios que não fazem sentido e que obstaculizam um maior uso do GPL, quando o mesmo deveria ser incentivado por se tratar de um combustível mais barato, mais verde e menos poluente", afirmou a deputada. Invocando um estudo elaborado para a APETRO - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, os socialistas consideram que "está provado que não existe risco na circulação nem no estacionamento deste tipo de veículos", que já dispõem de "sistemas adequados de segurança". 
 Segundo o PS e a APETRO, Portugal é também "dos poucos países europeus" onde estes automóveis continuam a não poder usar os parques subterrâneos" e, juntamente com a Bulgária e a Hungria, os únicos onde se mantém a obrigatoriedade do dístico. O projeto-lei que baixou à comissão mereceu, esta quarta-feira, o consenso de todos os partidos, depois de "efetuadas algumas alterações como o alargamento das novas normas aos carros a gás natural", acrescentou a deputada.
O novo projeto-lei aguarda agora aprovação no plenário, no qual a deputada espera que seja votado "com urgência" para "resolver uma situação que afeta milhares de consumidores" e acabar com os constrangimentos que levam a que em Portugal "estes veículos não tenham a expansão que se verifica noutros países".
 Segundo o PS, que cita dados da AEGPL (a associação europeia do setor), "a quota de mercado no ano de 2010 associada ao GPL Auto na Europa ascendia a 5% do total do parque automóvel". 

Nota do Engenho: Terminado que está o "Carnaval" futebolístico do Euro-2012, eis-nos de volta ao país real! A crise económico-financeira não desapareceu, tal como milhares de pessoas já puderam sentiram isso este mês, ao verem cortados os seus subsídios de férias para este ano. 
Porque os tempos são para poupar, esta proposta de lei que está para ser aprovada na Assembleia da República, e que permite a  possibilidade de os consumidores poderem usar o combustível GPL sem restrições nem descriminações, deve ser motivo de Alegria e regozijo de todos! Além de ser um dos raros momentos de consenso político no nosso país, esta medida pode ter um impacto directo importante nas finanças dos cidadãos, ao permitir uma redução significativa dos seus custos com  combustíveis.
Por outro lado, por ser um combustível menos poluente, é por isso mais limpo e amigo do ambiente. Podendo inclusive vir a tornar-se uma alternativa ao Diesel, sobretudo agora que foi comprovado  que existe uma relação directa entre os gases da sua combustão, e o cancro de pulmão. Sendo por isto, um factor de degradação da saúde pública.
O uso do GPL com esta nova legislação, mesmo exigindo na maioria dos casos um investimento inicial na adaptação dos veículos. É sem dúvida um golo certeiro que os Portugueses marcaram na baliza da Crise!

2 comentários:

  1. Programa da Festa de Agosto coloquem aqui sff , tenho a informação que ja foi divulgado. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. What's up, after reading this remarkable piece of writing i am also delighted to share my know-how here with friends.
    Here is my website : Energiepass

    ResponderEliminar