sexta-feira, 27 de junho de 2014

Festa dos arcos: Fumo branco para se fazer!



De acordo com as notícias que chegaram ao Engenho, tudo indica que as festas dos arcos se irão realizar neste ano de 2014. 

Depois de muita indefinição após o abandono de chefia da comissão pelo nosso estimado "Mino" (Presidente da Junta), chegou a temer-se o fim das festividades e da tradição dos arcos, aliás como foi o caso das festas da Póvoa, que este ano não se irá realizar. Eis senão porém que se fez luz ao fundo do túnel e vislumbrou-se o fumo branco que permitiu a realização das festividades. 

E a verdade é que foi mesmo necessária a intervenção da Igreja para que a festa se fizesse, pelo que o Engenho tomou conhecimento, vai ser o nosso estimado padre Lando, em conjunto com o Grupo de jovens da paróquia quem irão fazer a festa e muito em breve irão começar os peditórios pela freguesia...


É caso para dizer que mais vale tarde que não se fazer...É uma boa notícia para as tradições nesta terra!

21 comentários:

  1. Desculpem Engenho mas existem aqui alguns erros, de acordo com aquilo que me disseram:
    O grupo de jovens não irá realizar a festa, mas sim uma pequena comissão que se juntou ao Sr.Padre e que ele mencionou na missa e penso que os peditórios já começaram a ser feitos por essas mesmas pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente não haverá tempo para os arcos, mas pelo menos haverá convívio para todas as pessoas nesta terra juntado as duas famosas festas.
    Parabéns aos autores da festa que tiveram uma grande coragem depois de alguns contratempos do Sr. Mino!! ( vergonhoso).

    ResponderEliminar
  3. Critica-se o Sr.Padre, mas se não fosse ele ....

    ResponderEliminar
  4. a câmara não
    ajuda as festas no coelho da feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem, na verdade no coelho da feira não! Deus nos livre vir para aqui um Coelho (como o nosso Passinhos) LOL

      Eliminar
  5. E já há programa!
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  6. Ai sim?
    Engenho, tentem arranjar! sff

    ResponderEliminar
  7. Ora bem.
    Enquanto foi preciso promover a figura politica para a junta de freguesia o mr. Mino la se encostou á igreja e fez grandas festas... Volvido as vitorias politica nada mais é preciso fazer. Talvez no proximo mandato mr. e seus assessores aparecerão em nova projeção. Já vos tinha avisado que misturas são boas mas devem ser bem feitas uma coisa é a igreja outra coisa é a outra coisa de a usar a proveito..
    Um fã dos arcos.

    ResponderEliminar
  8. Onde é possível ver a programação?

    ResponderEliminar
  9. Alguém me esclareça: Se há festa porque não se fazem os arcos?
    Os arcos são á parte da festa? Ou a comissão de festas não tem quem faça os arcos.
    Os diversos lugares e grupos que costumam fazer os arcos não manifestaram vontade para isso?
    Estamos perante uma tradição que se descarta assim com toda a facilidade? Ó pá e que é essa coisa de andar a vender rifas para a festa num carro topo de gama onde uma fica no carro e a outra me vem tocar á campainha? Passaram a comissão para os magnatas que á imagem de outras vezes vão usar as festividades para se mostrarem? Engenho esta na hora de fazer grande artigo...

    ResponderEliminar
  10. desculpas para tudo... se se faz, é porque é caro. Se não se faz, porque se deveria fazer. Se alguém se disponibiliza em fazer uma festa pobre, já é para se mostrarem!!!. Tenham pena. Vós que estais sempre a argumentar seus pobres anónimos... fazei vós, dai a cara e que seja pelo menos uma única na vossa pobre vida... façam alguma coisa pelos outros. Vós espertos que criticais, façam os arcos... custa fazer não é ? é preciso gastar tempo e dinheiro não é ? Sois todos uma cambada de imbecis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal também se apresentou como anónimo logo tão imbecil como os outros. E tão burro/a que ignora a força dos artesãos que tem dado vida aos arcos. A questões estruturais ultrapassam-me. gostaria era de estar a fazer um arco, mas á custa dos papões da terra que aos pouquinhos vão sendo substituídos, as tradições são um interesse cada vez mais na mão de fulanos que gostam é de aparecer, serem vistos. Pena.
      Zé Quim da Tabola Redonda, mais conhecido pelo Tremoço do Átrio.

      Eliminar
  11. ARCOS PAÇOS DE BRANDÃO-

    QUAIS ARCOS? NÃO HÁ ARCOS....

    ZE QUIM

    ResponderEliminar
  12. Toda a gente fala e ninguém sabe o que diz!!
    O GRUPO QUE ORGANIZA A FESTA NUNCA FOI CONTRA OS ARCOS!
    Os arcos não foram feitos porque o Sr. Firmino não deu autorização para tal! Deixou bem claro ao grupo que queria fazer a festa que : quem quiser fazer a festa dos arcos tem de pegar na associação.
    Essa associação tem estatutos ao qual obriga as pessoas responsáveis a fazer a festa 3 anos consecutivos.
    Então o tal grupo que decidiu fazer a festa( que era só para ser a festa religiosa, uniu-se e pensou fazer mais alguma coisa, um arraial com uns concertos) em prol da freguesia.
    A partir do momento em que o superior desta freguesia " Sr. Firmino Costa" não autoriza a colocação dos arcos, a festa teve a designação de FESTA DE S. CIPRIANO.
    Espanto do grupo que soube que à uma "Senhora" que a todo o custo quer meter um arco e que não respeita seja quem for, assim sendo, o grupo que está a organizar a festa não se responsabiliza por qualquer dano que venha a causar (esperemos que não), pois não tem seguro para ele, porque o Sr. Firmino não autorizava e como tal descartou-se essa hipótese! Ouço muitas pessoas a criticar, mas a esses, têm um ano para fazer melhor e convida-se essas pessoas para aparecerem!! Agradecido a todos que colaboram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que a Associação dos Arcos tem a ligitimidade para proibir o uso do Nome “Festa dos Arcos”, no entanto, não pode proibir colocar o que quer que seja no arraial. Se o Sr. Firmino & Companhia decidicem que o grupo que está a organizar a Festa de S. Cipriano estava proibido de colocar a barraca das farturas ou o carrocel no arraial, este grupo teria que aceitar esta decisão.
      Uma parvoice!!!
      Não usar o nome “Festa dos Arcos” é correto, legal e justo. Agora poibir ou condicionar o trabalho de alguém que quer fazer alguma coisa em prol da freguesia, isso é quere protagonismo a todo custo!!! É do tipo: “se eu não consigo fazer... os outros também não podem conseguir...”
      Em vez disso, deveriam colaborar naquilo que fosse possível e necessário. Se não podia ser como Associação, deveria ser como Autarquia.

      Eliminar
  13. Paços de Brandao merecia mais nivel ,mas os comentarios são o que são as obras é que dignificam, bem haja quem tomou as redeas e foi para a estrada

    ResponderEliminar
  14. Anonimo da 11 de Julho de 2014 às 12:23.
    Obrigado pelo seu educado esclarecimento o qual subscrevo por ter conhecimento de causa.
    Vejo neste comentário tudo devidamente esclarecido o resto é conversa.
    muito bem esclarecido que esta é a festa do padroeiro da vila e não dos Arcos. Por isso estão todos esclarecidos que pelas razões apontadas não há arcos. os donativos são para a festa de S. Cipriano e não para a festa dos arcos.
    Quanto á comissão dos arcos acho que teremos de aguardar até ás próximas autárquicas, altura em que ela servirá de rampa de lançamento para quem nessa altura se faça rogado a presidente da junta desta terra. aliás sou já da opinião que da atual comissão de festas há já alguem a preparar terreno. O tempo o dirá melhor que eu.

    ResponderEliminar
  15. Então, o Mino está contra a colocação dos arcos, caso eles sejam feitos? Muito Bom!
    Onde está o programa, gostava e de ver.

    ResponderEliminar
  16. Só podem ter um nome os responsáveis que vão realizar a festa de S.Cipriano... "uns guerreiros"
    Armandino Silva

    ResponderEliminar
  17. Ora bem este grupo que se formou são realmente "uns guerreiros" sem dúvida alguma, não deixaram as festas da nossa Terra ir abaixo. Só há uma coisa que realmente me deixa extremamente triste, é o problema dos arcos. Gente os ARCOS É A VIDA DA NOSSA FESTA, uns dos maiores motivos para que venha gente de todo o lado ver as nossas festividades são realmente os ARCOS, até porque até hoje nunca vi uma festa em Portugal como a nossa, que tenha uma tradição tão bela de apresentar estes lindos arcos como os nossos, é de bradar aos céus.
    Acho muito bem que a dita Senhora de que se fala queira por a todo o custo o tal arco no arraial, estou plenamente de acordo, mas enfim. É ASSIM QUE TODO SE ACABA.

    ResponderEliminar
  18. A Festa de S. Cipriano chegou ao fim. Parabéns a quem a levou por diante com muito esforço a festa foi animada. É verdade, sentiu-se o vazio dos arcos mas, também se aprende com os erros e faltas. Na vida há coisas que não acontecem por acaso, espero que este erro não se repita nos próximos anos. Os arcos antigamente não eram feitos por arquitetos mas sim pelo povo que trabalhava a terra, o que envolvia os arcos eram produtos naturais e frescos. Os arcos eram feitos dois dias antes porque as flores ou os legumes murchavam depressa, "sim eu sou desse tempo" não havia dinheiro mas havia muita vontade, brio, gosto. Levou-se o patamar dos arcos a um nível muito alto e agora para além dos gastos e trabalho que isso dá, ninguém quer ficar atrás do ano anterior. O mesmo se verifica com os andores, as pessoas dos lugares "porque não podem ou não querem" não dão dinheiro para que os andores saiam com toda aquela beleza, quem assume o resto são as mordomas que se sacrificam e por este motivo não querem mais assumir o cargo. Porque quem vai na procissão por vezes ouve os comentários tristes tais como, "este vai mais pobrezinho que aquele" ou "quem terá enfeitado este. Será que as pessoas quando vão á procissão sabem que vão a um ato religioso e não a um desfile de hortos. Fotos, filmes, dizer adeus a quem vai, onde estão os princípios da educação religiosa e cívica. Sendo eu já uma pessoa idosa desta terra, acho que foi feita uma missa e procissão digna que encheu o coração de quem aprecia estas cerimónias. Parabéns a quem cantou na missa e a quem acompanhou e organizou a procissão.
    Aprendamos todos juntos que independentemente da ideologia de cada um, todos temos telhados de vidro e como tal devemos respeitar atos e opiniões sendo educados uns com os outros. Lutemos pelo que é nosso, pelas nossas raízes, pelo nosso passado e por tudo aquilo que os nossos antepassados nos ensinaram. Comecemos desde agora a pensar na próxima festa e porque não pensarmos todos em projetos de arcos para o próximo ano.
    Vamos dar as mãos brandoenses, os da parte de baixo e os da parte de cima "horrível haver quem pense nos de baixo e os de cima", façamos um círculo cívico a volta da área geográfica brandoense e se não for de outro modo "para quem não quiser dar a cara" faça-o nesta página, dêmos sugestões uns aos outros para melhorar as nossas festas tradicionais e que para tal não necessitemos de gastar milhares de euros em pimbalhadas e utilizemos a prata da casa e dos nossos vizinhos próximos.
    Vamos todos encontrar a PAZ dentro de cada um de nós, dentro das nossas casas e no seio dos nossos amigos. Assim, pouco a pouco esta PAZ será irradiada, seremos mais felizes, saudáveis e daremos exemplo aos jovens desta terra. Parabéns aos festeiros especialmente aqueles que não sendo de Paços deram o litro por esta terra.
    Tudo de bom para vocês e sejam felizes
    Filha da Terra

    ResponderEliminar