segunda-feira, 26 de maio de 2014

Eleições Europeias - Resultado e análise

Os resultados das eleições Europeias em Paços de Brandão não fugiram muito aquilo que foi o cenário no resto do país. Destacando-se sobretudo o MPT encabeçado por Marinho Pinto que capitalizou em si o voto do protesto e somou 151 votos, tornando-se a terceira força politica mais votada na freguesia. Pelo lado negativo, a descida do BE que perdeu mais de metade dos seus votos em relação a 2009.
Se a nível nacional a abstenção na casa dos 65% constitui marco histórico na democracia nacional, já em Paços de Brandão, apresar de ter aumentado também, foi menos significativo, cifrando-se em 55%,  mais 5% de eleitores que não foram votar em relação ao ano de 2009.
Quanto aos resultados efectivos, a Aliança PSD / CDS  venceu sem surpresa, embora  tenham perdido juntos mais de 300 votos em relação a 2009. Já o PS ainda não foi desta que venceu umas eleições em Paços, ficando-se por um aumento de pouco mais de 100 votos, mas mesmo assim distante dos 741 obtidos pela Aliança PSD / CDS .

Para finalizar a análise, há que referir um aumento generalizado dos pequenos partidos na nossa freguesia e ainda o protesto, mesmo não sendo original, de um eleitor voltar a comer um boletim de voto....





Sem comentários:

Enviar um comentário