sexta-feira, 2 de maio de 2014

BE - Hospital de S sebastião, directora da UCI demite-se por falta de pessoal

Enviado por e-mail:


BE exige que Ministério da saúde explique a Demissão de Diretora da Unidade de Cuidados Intermédios do CHEDV por falta de pessoal no serviço

A Diretora da Unidade de Cuidados Intermédios do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga apresentou, em carta, a sua demissão com efeito a partir do dia 30 de abril.

O motivo que levou à demissão da diretora da Unidade de Cuidados Intermédios (UCI) prende-se com a falta de pessoal médico na unidade. Segundo a diretora demissionária, a Unidade de Cuidados Intermédios perdeu consecutivamente pessoal que assegurasse a qualidade do serviço, principalmente as noites. Antes, parte do serviço na UCI era assegurada por chefes de equipa do serviço de emergência, o que foi deixando de acontecer por sobrecarga destes profissionais e por “delapidação” do quadro médico. No início de Abril, a UCI perdeu mais um clínico, por saída de um médico para o Instituto Nacional de Emergência Médica.

Atualmente, na UCI existem apenas duas clínicas que não conseguem assegurar todo o serviço da Unidade. Com esta situação e de forma a conseguir garantir que a UCI garantisse o serviço 24 horas por dia, a diretora da Unidade tinha que convocar compulsivamente médicos da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) para assegurarem, pelo menos, o funcionamento noturno da Unidade de Cuidados Intermédios. Refira-se que o funcionamento noturno da UCI é da maior importância, não só pela especificidade da unidade, mas também porque é para aqui que são encaminhados, entre as 0h00 e as 8h00, sábados e domingos, os pacientes da Unidade Coronária, por existir falta de cardiologistas na Unidade nestes períodos.

Acontece que muitos destes médicos, por via da falta de pessoal, estão já obrigados a fazer várias horas extraordinárias e a assegurar funcionamento de outros serviços, pelo que o esforço para manter o serviço da UCI se mostrava sobre-humano.

O Líder parlamentar do BE pedro Filipe Soares questionou Hoje o Ministro da Saúde. ler aqui as perguntas

O Líder parlamentar do BE pedro Filipe Soares questionou Hoje o Ministro da Saúde. ler aqui as perguntas

Sem comentários:

Enviar um comentário