terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BE: Propõe a criação de um horto municipal

Enviado por e-mail:

Com o objetivo de reduzir substancialmente os custos e potenciar a produção própria, o BE propõe a criação de um horto municipal devidamente equipado (a autarquia tem terrenos disponíveis), que irá abastecer, todos os espaços verdes do Concelho de Santa Maria da Feira, alargando assim a oferta em quantidade e em qualidade das espécies de plantas e árvores usadas na execução de novas áreas ajardinadas e na renovação das já existentes. 

A criação de hortos municipais é uma prática cada vez mais recorrente em vários municípios, com o objetivo claro de reduzir de custos e rentabilizar recursos.

O BE relembra, que a Câmara Municipal recorre sistematicamente a hortos privados para a manutenção das zonas verdes que estão sobre a sua tutela, desbaratando assim recursos financeiros que tanta falta fazem nos tempos que vivemos, muitas vezes sem haver um critério que seja pressentível. 

A empresa municipal Feira Viva, que gere as piscinas do concelho, todos os dias “despeja” para a rede de saneamento milhares de litros de água, que podem muito bem ser aproveitados para o horto municipal. Ou será que a água que é cara para os munícipes, não custa dinheiro à empresa Feira Viva?

Para o BE este equipamento, não só auxiliará o abastecimento as áreas ajardinadas, como poderá servir de área lúdica para a interação com a população. 

O horto deve estar aberto à população com o objetivo de consolidar conceitos de Biodiversidade e gerar afetividade pelas plantas como Ser Vivo.

Sem comentários:

Publicar um comentário