sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Póvoa está de luto!

Foto de Carlos Alves in: Os Brandoenses
Na passada quinta-feira, o lugar da Póvoa acordou com várias bandeiras negras espalhadas pelos postes em torno da capela e largo do Cruzeiro.
Apesar de o autor ou autores serem desconhecidos e a nossa terra ser tradicionalmente conservadora e pouco dada a "revoltas, esta é uma das manifestações de desagrado mais originais que Paços de Brandão já conheceu.

Tudo indica que o protesto tenha a ver com a não realização das festividades na Póvoa, sobretudo porque a componente religiosa terá sido totalmente ignorada pelo nosso Landinho (padre de Paços de da freguesia de Rio Meão) tendo mesmo agido com alguma provocação convocando um passeio de freguesia nesta data.

Todos deveríamos saber que bairrismos bacocos só servem para dividir e não para unir o que quer que seja, porém, quando essas clivagens estão ao nível da religião é caso para pensar com maior compenetração. 

Jesus segundo a Bíblia, professava a paz a tolerância e a concórdia entre os homens, será que os homens em Paços de Brandão não são capazes de se se tolerarem?


Foto de Carlos Alves in: Os Brandoenses

Foto de Carlos Alves in: Os Brandoenses



9 comentários:

  1. Engenho, têm fotos da festa? Isso é bom para os emigrantes verem, como eu.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, passem é as fotos da igreja e da capela iluminada e de um arraial que se prepara para receber milhares de visitantes independentemente de não existirem arcos este ano...passem o que interessa porque esse senhor que colocou as bandeiras que todos sabem quem é e até avisou que o ia fazer, o que quer é protagonismo. Mas afinal o que é que interessa, o protagonismo de alguém que se quer projetar à custa de bandeiras pretas e contra os interesses da maioria do próprio lugar da Póvoa, ou a própria festa, seja ela religiosa, cultural ou, simplesmente da Vila de Paços de Brandão? Quem se julga no direito de se pôr acima do bom nome da Vila de Paços de Brandão e da sua "boa" divulgação?

    ResponderEliminar
  3. A capela está iluminada?

    ResponderEliminar
  4. Estimados leitores com ou sem pruridos eclesiásticos: O Engenho publica aquilo que entende, primeiro, segundo aquilo que acha ser relevante informar as pessoas ou pelo menos que nos pareça ser.
    Logo esta notícia é por demais importante independentemente de quem é que esteja com a razão, como tal faz mais sentido falar dos problemas de Paços que da Igreja iluminada. Não obstante, já encetamos conversações no sentido de nos prestarem ao envio de fotografias da actividade da festa de Agosto e as mesmas serão divulgadas conforme seja oportuno.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Concordo Engenho,

    Mas não devemos apenas mostrar o pior da nossa freguesia.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Só personagens, fazer que é bom está uieto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu fosse o Presidente da junta mandava tirar as bandeiras. Isto só diz mal de quem se digna de ser Brandoense.

      Eliminar
  7. É vergonhoso para Paços de Brandão o que fizeram junto á Capela da Póvoa. Enfim pessoas que não têm que fazer!... Enfim a Nossa Senhora da Livração se lembre dessa pessoa.

    ResponderEliminar
  8. É uma vergonha!... Pessoas sem vergonha.

    ResponderEliminar