Primeira Página

Mário Anacleto - 2010
Há muito radicado em Paços de Brandão, Mário Anacleto,  era tenor, conferencista, escritor, fadista, e professor no Conservatório de Música do Porto. Além disto teve actividade importante nos primórdios do CiRAC, nomeadamente no seu coro, e ainda no Notícias de Paços de Brandão. Recolhendo  por isso a admiração e estima nesta terra, mesmo não sendo natural Brandoense.
Mário Anacleto faleceu esta manhã, vitima de ataque cardíaco fulminante,  deixando com o seu desaparecimento um vazio importante na cultura local, e também nacional, ficando por isso mais pobre. O Engenho  presta aqui a devida homenagem a este baluarte da música e da cultura.

Alguns dados do seu "curriculum":

«Diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Fernanda Correia, trabalhou também com os professores Mark Brown (Música Antiga), Montsserrat Figueras (Técnica e interpretação da Música Ibérica), Rudolf Knoll (Técnica e interpretação da Ópera), Mme. Ré Koster (Interpretação do Lied) e José de Oliveira Lopes (Lied e Ópera).Tem realizado numerosos recitais a solo com Piano, Guitarra, Órgão e com Orquestra e participa como artista convidado em numerosas récitas de ópera, a convite do Círculo Portuense de Ópera, do Porto. Desempenhou papéis nas óperas La Traviata, Madame Butterfly, Carmen, Rigoleto, Amhal and the night visitors entre outras. Foi co-fundador e solista do Grupo de Música Vocal Contemporânea (1974/81), apresentando-se em numerosos Festivais Internacionais de Música, nomeadamente Lisboa, Estoril/Cascais, Berlim, Erfurt, Dresden, Leipzig, Bratislawa, Vigo, Sevilha e Córdoba, apresentando primeiras audições de obras de Fernando Lopes Graça, Joly Braga Santos, Maurice Ohana, Ligeti, Luciano Berio, Tomas Marco e Luis de Pablo, entre outros.»

(O funeral realiza-se amanhã, 4ª feira, às 18h30 em Paços de Brandão)